Esporte

Bahia vira na Fonte e Leão se atola em Recife, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Com a vitória de hoje o Bahia está garantido na Série A, em 2019
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 14/11/2018 às 22:58
Bahia 2x1 Ceará
Foto: Felipe Oliveira


  Na  briga dos leões rubro-negros nordestinos, em Pernambuco, deu empate sem gols. Melhor pro Sport, há seis jogos sem perder, um ponto apenas fora da zona de perigo. Pior para o Vitória, com 36 pontos, em 18º lugar, na zona de rebaixamento e com uma sequência de jogos difícil nessa reta final da competição: Pega Atlético (PR), Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras. Nada fácil.   

*

  Na Fonte Nova, um pouco mais cedo, o Bahia venceu de virada o Ceará ( 2 x 1 ) com um gol de letra de Edigar Junio já nos acréscimos, pra endoidecer o torcedor. Com esse resultado, o Tricolor chegou a 44 pontos, praticamente livrou-se de um possível rebaixamento e vai brigar por vaga na Copa Sul-americana nas rodadas finais. A equipe está no 10º lugar, na metade da tabela de classificação.

*

 A Briga dos Leões

 Ilha do Retiro, Recife, duelo de leões rubro-negros. O Sport de vermelho e preto, o Vitória de branco. Quase 23 mil nas arquibancadas da Ilha.

 O time pernambucano começou melhor, buscando o gol. O Vitória atrás, safando-se, esperando a chance do contragolpe. Aos poucos, o Leão baiano foi equilibrando as ações. Jogo disputado mas fraco tecnicamente. Muitos chutões e passes errados de lado a lado. Poucos lances de área. O Vitória criou uma boa oportunidade, apenas, na primeira etapa de pouca bola. Foi duro de ver.

*

O Leão baiano voltou mais aceso dos vestiários e quase marca com Jeferson, aos 10 minutos. Uma partida mais intensa, melhor de ver. O Vitória melhor, brigando mais, ganhando as divididas, encurralando o adversário, tomando as iniciativas, marcando forte.  

 - Aos 36’, Mateus Gonçalves arrancou livre do meio campo, deixou a zaga baiana na saúde, entrou de cara, colocou no canto e a bola, caprichosa, bateu na trave. Sorte baiana. O   torcedor pernambucano acordou, inflamou e o Leão da Ilha foi pra cima, reagiu.  Aos 37’,Michel Bastos bateu de frente mas João Gabriel defendeu.

  O jogo ficou animado e aberto. Não faltava vontade, lá e cá. O empate, na real, não era bom pra ninguém, ambos na zona de risco, perigando.   Mas o 0 x 0 foi pior para os baianos, patinando na zona movediça, sem conseguir  sair do atoleiro.

 

*

 

 Ficha Técnica

                        Sport – Mailson, Raul Prata (Andrigo), Ronaldo Alves, Adryelson e Ernando; Marcão, Jair, Michel Bastos e Mateus Gonçalves; Rogério  (RafaelMarques) e Hernane (Felipe Bastos). Treinador, Milton Mendes.

                        Vitória – João Gabriel, Jeferson, Ramon, Lucas Ribeiro e Benitez; William Farias, Leo Gomes, Arouca  (Rhayner)e Lucas Fernandes; Erick e André Lima (Eron). Treinador, João Burse.

No apito, Ânderson Daronco (RS)   

 

**

  De virada  

  Bahia x Ceará é clássico do Nordeste, jogo duro onde quer que seja, em qualquer tempo. Sempre foi assim. Também na véspera do feriadão, as arquibancadas da Fonte Nova  com muitos clarões, 18 mil pessoas de olho nos lances.

 O Bahia começou em cima, impondo ritmo, trocando passes e atacando. O Vô  fechadinho, na moita. Daí ... 

 - Gol ! 1 x 0 Ceará. Primeira investida dos cearenses. Cruzamento da linha de fundo de Samuel Xavier, pela direita, a bola desviou em Leo e cobriu o goleiro Douglas, descaindo do outro lado, quase em cima da linha, para Calyson escorar. Aos 8 minutos.

 Aos 13’, Edgar Junio finalizou, enviesado, na rede por fora. O Tricolor solto, apertando e o Ceará todo encolhido, defendendo-se com denodo.  Aos 19’, tabela de Zé Rafael pela esquerda com Ramires, que encheu o pé para a espalmada de Éverson.  Aos 24’, Ramires cobrou falta da direita, Grolli escorou e Éverson defendeu. Pressão total dos donos da casa.

Aos 26’, um balaço de Leo para ótima defesa de Éverson,  espalmando. Na sequência, uma mão  claríssima de Edinho na área cearense, os atletas e a torcida pediram pênalti mas o árbitro ignorou.  Aos 32’, Ze Rafael arriscou de fora, fraco, nas mãos do goleiro.

  O Vovô mascando, quebrando o  ritmo, marcando forte, caindo, ganhando tempo.   Só aos 37’ o Ceará chutou no gol tricolor. Calyson, de fora, para rebatida de Douglas.

- Gol ! 1 x 1, aos 44 minutos. Depois de boa troca de passes pela direita, Élber cruzou na quina oposta da pequena área,  pelo alto; Zé Rafael subiu bem e testou no contrapé de Éverson, empatando.  Justo.

  O Tricolor jogou melhor na primeira etapa; teve mais a bola, evoluiu trocando passes, atuou próximo da área adversária, pressionou ...  e o Ceará, que achou um gol logo no início, num lance de muita sorte, fechou-se inteiro, apostando num contragolpe em velocidade ou erro do adversário. Ainda bem que saiu o gol de empate, aliviando um pouco o torcedor.

*

 Um Ceará mais ousado no retorno da merenda. Mas, aos 5’, foi o Bahia que chegou bem, com Leo finalizando forte, de canhota, exigindo outra boa intervenção de Éverson. A partida se desenrolava num ritmo mais lento, mais à feição dos visitantes, matreiros.

  O Tricolor tinha mais a bola mas não conseguia penetrar, finalizar, enrolado com a boa marcação do Vô. Uma segunda etapa mais disputada no meio campo, pegada, e poucas chances de gol, raros lances de área.

  Aos 35’, Paulinho fez ótima jogada pela esquerda, levou a marcação e bateu forte; outra boa defesa de Éverson, salvando. O Ceará cadencia, parece satisfeito, arrisca pouco, o Tricolor tentando. Partida modorrenta, muito travada, o tempo findando.

- Gol !  2 x 1 , Edigar Junior, de letra, aos 48 minutos, após ótima jogada de Lucas Fonseca. Golaço! Delírio nas arquibancadas.

 Ótimo resultado.

 *

Ficha Técnica

                       Bahia – Douglas, Bruno, Grolli (Jackson) , Lucas Fonseca e Leo (Paulinho); Gregore, Elton, Ramires e Ze Rafael (Vinícius); Élber e Edigar Junio.  Treinador, Ênderson Moreira.  Camisa tricolor, com nomes de personalidades negras grafados, homenagem ao mês da consciência negra. 

                       Ceará – Éverson, Samuel Xavier (Fabinho), Valdo, Luis Otávio e João Lucas; Edinho, Richardson (Arnaldo), Ricardinho e Calyson (Pedro Ken); Arthur e Leandro Carvalho. Treinador, Lisca. Camisa branca.

No apito, Raphael Claus (SP)                       

**

 Outros resultados

 - Vasco 1 x 1 Atlético Paranaense; Paraná 0 x 1 Atlético Mineiro; Cruzeiro 1 x 0 Corínthians

    Palmeiras 3 x 0 Fluminense.

Amanhã/ quinta/ feriado: Chapecoense x Botafogo; Flamengo x Santos; São Paulo x Grêmio

                                                Internacional x América (MG)

**

  Próximos confrontos

  Valendo pela 35 ª  rodada, já no afunilamento do Brasileirão /2018, a dupla BaVi joga no próximo sábado, dia 17. 

  O Vitória recebe o Atlético (PR), às 19 h. no Barradão.

  O Bahia encara o Atlético Mineiro em Belo Horizonte, às 21h.   

 
**


Seleção Brasileira

Com alguns desfalques sensíveis – o lateral Marcelo, o apoiador Casemiro e o meia Phillipe Coutinho – a seleção de Tite está treinado em Londres, onde fará dois amistosos na Inglaterra.

O primeiro e mais importante, até pela rivalidade e qualidade do adversário, será na sexta-feira, contra o Uruguai de Cavani e Suarez, no Emirates Stadium. O segundo na terça-feira, dia 20, contra Camarões.  São os derradeiros compromissos da seleção em 2018, tidos como preparativos para a Copa América/2019.

**