Esporte

Ilhéus: Torneio de Futsal reúne alunos de 39 escolas

A competição é uma realização da Prefeitura de Ilhéus
Secom Ilhéus , Ilhéus | 11/10/2018 às 10:09
Torneio de Futsal da rede municipal
Foto: Rodrigo Macedo

Alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e anos finais matriculados em 39 escolas municipais de Ilhéus participam, até quinta-feira (11), do Torneio da Primavera de Futsal, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. A competição é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Seduc), com coordenação das professoras Altemíria Gracia Félix e Joelma Alves.

A proposta é fomentar a prática esportiva escolar e a competitividade, de forma saudável e democrática. Aberto ao público, as partidas começaram na segunda-feira (8), divididas em dois tempos de dez, totalizando 20 minutos de jogo. Para a coordenadora Altemíria, unir em uma mesma atividade gerações de diferentes idades, enriquece e fortalece a proposta de educar também através da prática esportiva.

“Essa competição ampliou os laços, pois muitos são pais de alunos de anos finais, vizinhos ou possuem parentes. É uma felicidade participar dessa festa de integração envolvendo os nossos alunos e comunidade, através do esporte”, ressalta a professora. A convite da Seduc, parte do grupamento do Corpo de Bombeiros Civil trabalha no local, em regime de revezamento, sob o comando de Wesley Barreto, chefe da equipe Prev Fire, proporcionando, ao lado da Guarda Municipal, segurança a todos no ginásio.

Segurança - “Estamos aqui para prestar os devidos auxílios chamados de Atendimentos Pré Hospitalares (APH), através dos quais poderemos atender alunos que, por ventura sofram qualquer tipo de acidente. Havendo necessidade maior, acionamos o 192 do SAMU ou 193 do Bombeiro Militar, em casos de necessidade de remoção”, ressaltou o bombeiro.

De acordo com o estudante da Escola Municipal do Banco da Vitoria, Eric da Conceição Lima, 17 anos, aluno do 9º ano, poder participar do torneio tem sido um aprendizado a mais. “Está muito bem organizado, gostei da ideia de inserir as meninas na competição, estou gostando de tudo. Nos proporciona novas amizades, outras regras; não tenho do que reclamar”, concluiu.

O corpo de arbitragem composto por quatro árbitros, tem o comando de Ticiana Belmonte. Premiação: o primeiro lugar receberá troféus confeccionados especialmente para o momento e as duas outras colocações receberão medalhas de prata e ouro, respectivamente.