Esporte

No clássico nordestino Bahia derrubou o Sport 2x0, ZÉDEJESUSBARRÊTO

Com o resultado, o Bahia soma agora 28 pontos e ´deu um salto na tabela de classificação
ZédeJesusBarrêto ,  Salvador | 05/09/2018 às 21:55
BAHIA 2X0 SPORT
Foto: ECB
  
   Vingança. Os mesmos 2 x 0 que o Leão da Ilha do Retiro enfiou no Tricolor, lá no Recife,  levou o troco na Fonte Nova. Se o jogo foi feio e com raros lances de emoção na primeira etapa, no tempo final a partida ficou mais aberta e o Bahia foi superior, goleou e poderia ter feito até um placar mais dilatado, teve chances para isso.

  Importante voltar a vencer e diante de seu devotado torcedor. Cresce a confiança.

   Com o resultado, o Bahia soma agora 28 pontos e ´deu um salto na tabela  de classificação; entrou em campo no 14º lugar e saiu de campo já em 10º lugar (sujeito a modificações com o andamento da rodada).

  

*

 O pré-jogo

  Um dos grandes clássicos nordestinos. A rivalidade é histórica, alimentada ainda pela manjada rixa Bahia x Pernambuco e pela situação de ambos os clubes na tabela de classificação: o Sport entre os quatro últimos e o Bahia ali, de junto, fazendo um returno ruim até então, sem conseguir se desgarrar da turma da rabeira.

 - O Tricolor com a beca branca, tradicional, e o Sport com seu rubro-negro.

  - Um minuto de silêncio, na abertura, em homenagem ao ponteiro canhoto Artur, do Bahia (começo dos anos 70), falecido esta semana.

*

 Bola rolando

 O Tricolor, com modificações sensíveis nas laterais e meio-campo, em casa, tomando a iniciativa. O Sport com três zagueiros de área e o meio-campo muito povoado. Daí, muita marcação nas intermediárias e primeiras tentativas só em chutes de longa distância, lá e cá.

  Aos 11’, primeiro chute perigoso, de Gabriel, para a espalmada de Douglas; o meia baiano do Sport caiu nas costas de Tiago, livre, com Lucas Fonseca recuado lhe dando condições de jogo.

  Muitos erros de passe, uma partida disputada mas tecnicamente fraca, feia. O Bahia tenta investir com mais velocidade e consegue duas finalizações, com Ramires e Ze Rafael, mas os chutes saem fracos, nas mãos de Magrão. O Tricolor tem mais posse de bola, o Leão da Ilha, fechadinho, aposta nos contragolpes em correria pelos lados.  

  Aos 40’, a melhor chance de gol da primeira etapa, e do Bahia: o estreante Ramires (garoto, 18 anos, oriundo da base) recebeu na área adversária, balançou, tirou a marcação e bateu forte de canhota acertando em cheio o poste de Magrão, levantando a torcida. Foi o melhor lance dos 45’ iniciais.  O Leão pernambucano fazendo uma partida estratégica, leva perigo.

  Parte da torcida vaiou, manifestando desagrado.  

*

  Ciente das dificuldades do time baiano com a saída de bola defensiva, a lentidão dos zagueiros, o Sport voltou marcando mais à frente. O jogo, pegado, ficou mais aberto.

- Gol ! 1 x 0 Bahia, Gilberto, aos 8 min, completando na frente da pequena área uma bela jogada de Gregore, arrancando pela direita, rompendo as linhas defensivas do adversário e rolando, limpa.

 Aos 9’, por muito pouco o Bahia não ampliou, Marco Antonio tentando duas vezes, Magrão vencido, Ronaldo Alves salvando a pátria rubro-negra.  Os pernambucanos, com o  placar adverso, foi pra cima e se abriu inteiro. Aos 12’, Gilberto perdeu outra chance, de frente, a bola desviada raspou a trave.

 Eduardo Batista trocou Andrigo por Rafael Marques, mais alto e  mais rodado.  Na sequencia, saiu Neto e entrou Felipe Bastos, mais rodado. Ênderson Moreira retirou Marco Antonio e pôs Clayton pelo lado esquerdo.  O Sport cadenciando mais, o Bahia querendo o contra-ataque.

  Aos 27 ‘, em  boa trama coletiva do Tricolor, Zé Rafael tentou de primeira, da meia lua, mas errou o alvo.  Aos 28’, saiu o meia estreante Ramires, aplaudido pela torcida, entrou Flávio. Do outro lado, Mateus Gonçalves, atacante, no lugar de Deivid. O Leão da Ilha arriscando tudo no ataque. Saiu o lateral Paulinho, entrou o zagueiro Everson.

 Aos 38’,Clayton bateu falta de esquerda, colocada, Magrão espalmou. Tricolor ofensivo.

- Gol !  2 x 0, Bahia !  Tiago, completando livre na pequena área uma bela trama de Gilberto e Everton, que rolou da  linha de fundo para o meio, a zaga pernambucana paralisada. Aos 40 min, para delírio da galera.

 O Leão da Ilha, no desespero, lançou-se à frente, inteiro, na pressão, alçando bolas na área baiana. Aos 49’, o Bahia chegou a fazer mais um gol, mas o árbitro viu toque de mão do zagueiro-lateral Everson, que escorregou quase em cima da linha, perdendo gol incrível.

 Ótimo resultado !

 

*

 

 

  Destaques  

  Gregore, monstruoso. O garoto Ramires, grata surpresa. Clayton e Everson entraram muito bem.  Lucas Fonseca compromete atrás, sem pernas.     

    *

Ficha técnica

                       Bahia – Douglas, Nino, Tiago, Lucas Fonseca e Paulinho; Gregore, Élton, Ramires; Ze Rafael, Gilberto e Marco Antonio.  Treinador, Ênderson Moreira.

                       Sport – Magrão, Ernando, Ronaldo Alves e Durval ; Claudio Winck, Neto Mouta, Deivid e Sander;  Gabriel, Andrigo (Rafael Marques) e Rogério.  Treinador, Eduardo Batista.

 No apito, o paulista Marcelo Aparecido de Souza.

*

  -  O próximo compromisso do Tricolor, já valendo pela 24ª rodada do Brasileirão, é sábado, no Morumbi (SP), contra o líder São Paulo.

*

   - O Vitória joga, na complementação da rodada 23, nesta quinta, no Maracanã (RJ), contra o Fluminense, às 19h.

 

**

  Demais jogos da rodada:

 - Botafogo 1 x 1 Cruzeiro (19 hs) ; Ceará 2 x 0 Corínthians (20 h)

    Paraná  x Chapecoense  e Palmeiras x Atlético (PR),  às 21 h

    Às 21h45 : Atlético Mineiro x São Paulo e Internacional x Flamengo.

 -  Nesta quinta, além do Fluminense x Vitória, teremos mais dois jogos: Santos x Grêmio e América(MG) x Vasco.

 

**

  Seleção Brasileira

  O primeiro jogo da seleção treinada por Tite depois da frustração da Copa 2018/Rússia será o amistoso contra os EUA, lá mesmo na América do Norte (Nova Jersey), na noite de sexta, o feriado de Sete de Setembro.

  A despeito de caras novas entre os convocados, o conservador Tite deve mandar a campo uma equipe com a maioria dos atletas que jogaram a Copa. Ele acha que fez tudo certo. Pois.

  Provável equipe: Alisson, Fabinho, Tiago Silva, Marquinhos e Fillipe Luiz; Cassemiro, Fred e Phillipe Coutinho; Douglas Costa, Firmino e Neymar.