Esporte

BAHIA EMPATA com CHAPE e segue na zona maldita, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Chapecoense 1x1 Bahia
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 19/07/2018 às 21:59
Chapecoense 1x1 Bahia
Foto: DIÁRIO SC/Márcio Cunha


  Foi sem dúvida a melhor e mais consistente partida do Bahia sob o comando do treinador Ênderson Moreira. Jogou melhor que a Chapecoense, abriu o placar, teve o jogo na mão mas no final entregou, deixou escapar o primeiro triunfo fora de casa numa bobeira defensiva em bola cruzada.

   Ufa! Pelo menos conseguiu fazer um gol depois de mais de 700 minutos sem chegar às redes adversárias e ganhou seu primeiro pontinho fora de casa na competição.  Mas nada disso foi suficiente para o time sair da zona do rebaixamento, agora com 13 pontos ganhos. A dois do rival Vitória, com quem joga domingo, na Fonte Nova, um clássico com gosto especial, agora, em função da tabela de classificação.    

 

 *

   Os ares de Chapecó

   - Os atletas do Tricolor baiano pisaram no gramado da Arena Condá, em Chapecó, com o peso de seguidos fracassos e tabus a quebrar: a equipe nunca venceu a Chapecoense, desde os primeiros confrontos pela Série A, em 2014. Três derrotas e um empate (agora, dois empates). Pior, o time nos quatro últimos jogos disputados (agora cinco) não venceu, sequer tinha conseguido fazer um golzinho.  Mais: O Bahia é o pior time visitante do Brasileirão 2018; nos cinco jogos fora de casa na competição, havia perdido todos. Levou 10 gols e nenhum feito (agora, levou 11 e fez 1).  Que tal?   

  - Ênderson Moreira, à frente da equipe nesses derradeiros cinco jogos de insucessos, lançou mão de dois estreantes: o lateral direto Bruno e o centroavante Gilberto. Era preciso agredir, chutar em gol, mudar posturas.  E aí?

*

Bola rolando

 - A partida começou bem solta, aberta, as duas equipes a fim de jogo, sem retrancas. Aos 4 minutos Zé Rafael tentou de fora, o chute foi no canto mas saiu fraco e Jandrei pegou. O Bahia mais ofensivo. Os goleiros sem muito trabalho. Aos 34’ os tricolores reclamaram de pênalti do goleiro Jandrei em bola dividida com o avante Gilberto. Arbitragem mandou levar. Aos 42’, numa trama pelo meio, Élton arriscou de longe, nos braços de Jandrei.

  O Tricolor até ameaçou mais na primeira etapa, trabalhou melhor a bola pelo meio campo. A Chape marcou muito e limitou-se a alçar bolas na área baiana, sem grandes consequências.

*

 O Bahia voltou dos vestiários com o mesmo time e a Chapecoense trocou um meio-campista (Luis Antonio) por um atacante (Leandro), ousou mais no ataque, avançou suas linhas. E tome-lhe cruzamentos altos sobre a área tricolor. Mais equilíbrio. Muita disputa nomeio campo, poucas chances de gol e o relógio andando.

 Aos 26’, Ênderson Moreira trocou Edigar Junio por Elber, mais arisco. Gilson Kleina pôs mais um atacante em campo: Guilherme substituiu Canteros.   

- Gol !  1 x 0  Bahia, Gilberto, aos 34’.  Bela jogada de Elber pela esquerda, cortando a zaga e levantando na cabeça do estreante, testada no canto.

Em seguida, Ênderson Moreira retirou Gilberto, exausto e colocou o meia Régis.  O Bahia era melhor em campo, mas...

- Gol !  1 x 1, Osman !  A defensiva baiana vacilou em mais uma bola cruzada, da  direita para esquerda. Flávio cochilou e o atacante da Chape se antecipou batendo de chapa, aos 40’.

  E o Tricolor, que com o seu gol subiria na tabela para o 13º lugar, com o empate voltou para a zona da degola.  Merecia mais.

 *

 Destaques

 O estreante Bruno discreto, fora de ritmo; Tiago e Lucas bem nas bolas altas; Leo avançando com regularidade; Vinícius melhor que Zé Rafael; Élber entrou e participou bem do lance do gol;  e o avante Gilberto estreou marcando o dele.

 Na Chape, o becão Luis Otávio, Wellington Paulista dando trabalho e Osman, aguerrido, fez o gol do empate com oportunismo.

*

Ficha técnica

                       Chapecoense – Jandrei, Eduardo, Thyere, Luis Otávio e Bruno Pacheco; Elicarlos, Márcio Araújo, Luis Antonio (Leandro) e Canteros; Bruno Silva (Osman) e Wellington Paulista. Treinador, Gilson Kleina.

                        Bahia – Ânderson, Bruno (Flávio), Tiago, Lucas Fonseca e Leo; Gregore, Elton, Vinícius e Zé Rafael; Edigar Junio e Gilberto. Treinador, Ênderson Moreira.

No apito, Rodolpho Toski Marques (trio paranaense)

*

Fechando a rodada:

Cruzeiro 3 x 1 América (MG); Santos 1 x 1 Palmeiras

Atlético (PR) 1 x 1 Internacional; Vasco 1 x 1 Fluminense (em andamento)

 

**

Domingo tem Ba  X  Vi, na Fonte Nova. Ingressos já à venda, torcida única. O rubro-negro mais descansado. O Tricolor mais jogado.  Sem favoritos.