Esporte

O Vasco venceu mas o Bahia levou, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Bahia segue na Copa do Brasil
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 17/07/2018 às 08:56
Vasco 2x0 Bahia
Foto: Felipe Ribeiro


   Em campo deu Vasco, 2x 0. Mas o placar não foi suficiente para reverter a vantagem do Bahia, que venceu o primeiro jogo na Fonte Nova por 3 x 0. Assim, o Tricolor baiano continua na competição, a Copa do Brasil, e deve encarar nas quartas de final o  Pameiras (SP).  O jogo foi em São Januário, lotado, pressão total.

   No mais, acreditem: há quatro jogos o Bahia não consegue  fazer um gol sequer.  O torcedor está mais do que aperreado.

*

  Bola rolando

  Com a boa vantagens de gols, o Bahia foi escalado com muitos jogadores de meio-campo, povoando os espaços e tentando amansar o jogo, controlar a pressão dos cariocas. Importante não tomar gols. O Vasco tentando impor ritmo e velocidade, óbvio. Lutando também contra o relógio. Gramado molhado, pesado e alguns atletas baianos escorregando em campo, com chuteiras inadequadas. Incompreensível.

  O Vasco com mais posse de bola, atuando no campo  adversário, mas sem conseguir penetrar, finalizar. O Bahia na moita, mascando a bola, travando o ritmo e apostando nos possíveis contragolpes. Nada aconteceu até os 30 minutos. Daí, aos 32’, o árbitro viu um pênalti, muito discutível, desnecessário de Nino em André Rios.   

 - Gol ! 1 x 0 Vasco. Picachu bateu bem a penalidade e abriu o marcador. Aos 34 minutos.

  Joguinho murrinha, um baba. O time baiano, que não ameaçou o gol carioca, não chutou, e acabou a primeira etapa com quatro jogadores punidos com cartões amarelos. Um risco.

*

 Aos vascaínos não lhes restava alternativa: todos ao ataque, em busca de mais gols, na volta da merenda. Os tricolores na mesma toada. Aos 6 min, Edigar  jr ganhou da zaga na velocidade e foi claramente derrubado na entrada da área, mas o árbitro, caseiro, nem tchum.  Na sequência, Wagner tentou de fora da área e o chute passou perto, assustando o goleiro tricolor. O juiz paranaense parece ter decidido só marcar faltas em favor dos cariocas.

  - Gol !  Vasco 2 x 0, aos 20 minutos, Andrey, de cabeça, escorando cruzamento de Picachu, cobrando falta larga da direita. Subiu sem marcação, do lado oposto, e o goleirão Anderson estapeou a bola para dentro.

  O gol incendiou as arquibancadas, a partida, o Bahia perdido em campo, acuado, sem nenhuma alternativa ofensiva.

Aos 25’, Ênderson tirou Vinícius, apagadão, e colocou Régis. Daí, o Tricolor articulou uns dois contragolpes mas a arbitragem inventou impedimentos, o tal ‘perigo de gol’. Os vascaínos passaram a alçar bolas sobre a fraca defensiva tricolor, perigando.

 Já nos acréscimos de absurdos oito minutos, o árbitro expulsou o avante do Vasco André Rios, por uma cotovelada em Tiago e, para compensar, no lance seguinte, deu  cartão vermelho para o lateral baiano Leo, após um carrinho na bola. 

Mas o tempo acabou e o Bahia continua na competição, mesmo jogando uma bolinha infame. Faltou também futebol ao Vasco para fazer o placar que precisava.

 Pra variar, no final da partida, uma confusão: os atletas do Vasco acuaram a arbitragem e alguns torcedores mais afoitos invadiram o gramado do velho São Januário e jogaram objetos sobre os jogadores baianos.  Vergonheira costumeira pelas bandas de lá.

*

 Destaques:   

 O menos mal da defensiva baiana foi o lateral Leo. Gregore, Élton e Zé  Rafael correram muito na marcação.  Criação, zero. Regis entrou bem na metade da segunda etapa. Só.

  Coletivamente fizemos um futebol covarde, de time pequeno.  Pena.  O treinador Ênderson até agora não mostrou a que veio. Como equipe, pioramos.    

 *  

 Ficha técnica:

                          Vasco – Martim Silva, Galhardo (Kelvin), Breno, Ricardo (Andrey), Ramon (Henrique), Desábato, Picachu, Wagner (Thiago Galhardo), Giovane e André Rios.   Treinador, Jorginho.

                           Bahia – Ânderson, Nino (Flávio), Tiago, Lucas Fonseca e Leo; Gregore, Elton, Vinícius (Regis) e Mena; Ze Rafael e Edigar Junio.    Técnico, Ênderson Moreira.

  No apito, o paranaense Rafael Traci.

 


*

 Série A, 13ª , 13ª Rodada

 Para a turma tricolor, nada de descanso. Na próxima quinta, às 19h30, encara a Chapecoense, lá na Arena Condá, já pelo recomeço do Brasileirão/Série A, depois da parada para a Copa da Rússia. O Bahia tem apenas 12 pontos ganhos e está em 17º lugar, na zona da degola. A Chape tem 14 pontos e é o 14º colocado.

*

 Na quarta-feira o Vitória recebe, no Barradão, 21 h, a equipe do Paraná, que tem só 10 pontos ganhos e ocupa a 18ª colocação na tabela de classificação.  O Leão tem 12 pontos, é o 16º, e está cheio de caras novas, muitos ‘gringos’, para mostrar ao torcedor. Mancini vai apostar e escalar um time novo.  Anotem:

 O apoiador Arouca, rodado; o lateral argentino Benitez; o zagueiro Ruan Renato; o volante Meli, argentino; o meia Erick; e os atacantes Bruno Gomes e Walter Bou (esse também argentino).   Se der liga ... 

**