Esporte

COPA DO MUNDO DA RÚSSIA: Meta é o hexa, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

A história da Copa e o Uruguai, a Suiça da América do Sujl, sediou a Copa de 1930
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador | 22/05/2018 às 08:20
Comissão técnica NA gRANJA cOMARY
Foto: CBF

     Vinte dos 23 atletas convocados por Tite para a disputa da Copa na Rússia se apresentaram na segunda-feira para a rotineira avaliação médica e começo do treinamento. Chegaram à Granja Comary, em Teresópolis, de helicóptero, bancado pela CBF, aliviando os jogadores das duas horas de subida do Rio para a região serrana.

   O lateral canhoto Marcelo, o apoiador Cassemiro, ambos do Real Madrid, e o atacante Firmino, do Liverpool, apresentam-se no próximo domingo. No sábado, os três disputam pelos seus respectivos clubes, em Kiev, o título da Champions League, a competição mais importante da Europa.

  É bem possível que eles se apresentem em Londres, onde a Seleção Brasileira cumprirá, na próxima semana, a segunda etapa de treinamentos antes de ir para a Rússia, dia 11 de junho, concentração  no balneário de Sochi.

 
  Haja motivação

  Mal arriaram as malas, os jogadores ficaram cientes de que a premiação será realizada pela CBF em três etapas. Uma, de pronto, pela convocação; outra, caso a seleção chegue à final; e uma terceira e gorda pelo título.  Motivação não falta, pois: a camisa, o título de campeão do mundo e a grana.  Isso tudo fazendo o que eles mais gostam e sabem:  jogar bola.  

 
  *

  Tite na frente

  O treinador Tite é o de melhor aproveitamento à frente da seleção, desde a Copa de 2002, quando conquistamos o penta nos campos do Japão e Coreia, sob o comando de Felipão, que à época teve um índice positivo de 80%.  Em 2006, Parreira teve um aproveitamento de 65 %; em 2010, na África do Sul, Dunga chegou a 75 %.  Felipão, na fatídica campanha de 2014, deixou o escrete com índice de 72% de aproveitamento.

  Tite está com 84 %: 19 jogos, 15 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota. O Hexa pode ser a consagração do treinador. Ou ...

 
*

   Alerta Gay !

   Os homoafetivos, que gostam de futebol e decidiram ir à Rússia, acautelem-se.  Nada de exibicionismos,  o máximo de discrição.  O preconceito por lá é muito arraigado e explícito. Nalguns lugares, certos comportamentos podem ser avaliados como atos criminosos os contra a moral e os costumes. E a polícia de Putin, um ex-agente da KGB, não alisa, nada simpáticos às causas LGBTs. Cautela, pois, babbys.     

**

   Celeste Olímpica       

   A primeira Copa do Mundo de Futebol, já com a chancela FIFA, aconteceu em 1930, no Uruguai. Nossos vizinhos do Sul tinham ganho as medalhas de ouro/futebol nos Jogos  Olímpicos de 1924 e 1928. Daí vem o nome a ‘celeste olímpica’, referindo-se ao belo azul da camisa campeã de duas olimpíadas.

  Isso credenciou muito o Uruguai para abrigar a primeira Copa. O mundo em crise econômica nunca vista, com o ‘crash’ da Bolsa de Nova Iorque, a Europa nem se recuperava da desgraceira da Primeira Grande Guerra e já às voltas com o crescimento do nazismo, do fascismo (Alemanha, Itália, Espanha, Portugal) e do stalinismo na Rússia.

*

   Na América Latina o Uruguai era um dos países menos afetados pela crise. Era a Suíça da América do Sul. Em 1930, um peso uruguaio era equivalente a um dólar. Assim, os uruguaios ofereceram vantagens e regalos aos países visitantes que participassem da competição.  E construiu, para o evento, o Estádio Centenário, com capacidade máxima para cem mil pessoas, então o maior do mundo.

*

   Os treze

   Treze países disputaram a Copa do Uruguai: Os donos da casa, mais o Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Bolívia, México e EUA, representando as Américas. Chegaram de navio, da Europa - duas semanas de viagem, à época - apenas a França, Iugoslávia, Bélgica e Romênia. 

 

*

   Rio x São Paulo

   O Brasil foi para a Copa do Uruguai com uma equipe muito enfraquecida por conta da briga bairrista dos cartolas do Rio x São Paulo. Os paulistas, ressentidos, não cederam seus atletas e, por essa picuinha, ficou de fora do escrete, por exemplo, o atacante goleador Arthur Friendenreich, mulato, o Pelé da época. O futebol paulista era o maior celeiro de craques, mas só foram os cariocas. 

 Perdemos na estreia para a Iugoslávia (2 x 1). O primeiro gol brasileiro em copas foi de Preguinho, filho do escritor Coelho Neto, no segundo tempo.  Depois, o Brasil ganhou da Bolívia, 4 x 0, mas a Iugoslávia classificou-se.  Fausto, Araken e Preguinho foram os destaques brasileiros.

 
*

  Duas pelotas  

  A final foi o clássico Uruguai x Argentina, uma guerra. Dentro e fora de campo. A cangancha maior se deu por causa da bola que deveria ser usada  na partida final. Os uruguaios jogavam com bolas inglesas e os argentinos com pelotas fabricadas no próprio país.  A FIFA teve de interferir salomonicamente.

  No primeiro tempo, com bola argentina, os argentinos fizeram 2 x 1. Na segunda etapa, com a pelota uruguaia, a celeste virou e fez 4 x 2, ficando com o título.

O Uruguai foi o primeiro Campeão do Mundo, em 1930. A equipe campeã:

Ballesteros, Nasazzi e Mascheroni; Andrade, Fernandez e Gestido; Dorado,  Scarone, Castro, Cea e Iriarte.

**

  - O primeiro gol da Copa foi do francês Luicien Laurent, no jogo França  4 x 1 México.

   - O artilheiro da competição foi Stábile, 25 anos, avante da Argentina, com 8 gols marcados.