Esporte

BAHIA vece Sport e é campeão do NORDESTE 2017, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

A Bahia é tricolor e sua torcida faz a festa na Arena Fonte Nova
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 25/05/2017 às 00:02
Edgard Junio fez um belo gol
Foto: A TARDE
O placar poderia ter sido mais elástico, tal foi o predomínio do Tricolor em campo, os 90 minutos. Mas bastou o 1 x 0, com um golaço de Edigar Júnio, sobre o valente Sport do Recife, para o Bahia se sagrar, 20 anos depois, Campeão da Copa do Nordeste, agora pela terceira vez.

Justo, pela campanha durante toda a competição e pela superioridade mostrada em campo, sobretudo nessas finais. A torcida em festa, merecida.
**
FESTA TRICOLOR

- Fonte Nova cheia ! Noite outonal, esfriando, arbitragem alagoana. Painel em vermelho, azul e branco e também a presença da torcida rubro-negra. 

- Piscirico (Márcio Vitor de bermuda e paletó brancos) mandando ver na execução do Hino Nacional. A arquibancada, na sequência, levando no gogó o Hino do Bahia, aquele do prof Adroaldo Ribeiro Costa. De arrepiar. 

- A festa de luz, cores e agito das arquibancadas antes de as equipes entrarem em campo. Digna de uma final de competição, o título de Campeão do Nordeste. 

- O Sport com 3 zagueiros. Liberando os laterais, precisando golear. O tricolor com o básico e o melhor que possui; Regis mais avançado, ao lado de Edigar Junio e Zé Rafael mais meio-campista. 
**
Bola rolando

Começo nervoso. Bola queimando. O tricolor tentando tramar com bola no chão, o Sport explorando em velocidade as costas do lateral Eduardo. 

- 4 min, edigar junio pela direita, Regis cabeça por cima. Primeira chegada. 
- Goool ! Aos 11 min Edigar Junior recebeu na área, livrou-se de Durval com o corpo e tocou por cima de Magrão, golaço: 1 x 0 Bahia. 
- Aos 13, o Sport respondeu com um tiro perigoso de Rogério, de fora; passou perto. 
- Régis, aos 18’, quase amplia, após um belo chute de canhota, depois de ganhar a disputa com a zaga. Rede, mas pelo lado de fora. 
O time da casa tem o domínio. Os visitantes, sob o comado do veterano Diego Costa, tentam inflamar. Lucas Fonseca x Diego Costa, a rixa, um jurando o outro. O árbitro dá amarelo pra Regis e Rogério, após empurra-empurra no meio campo. 
- Aos 30, Allione bateu falta da direita, a bola passou pela zaga e Edigar testou fechando da esquerda; a bola beliscou o poste de Magrão.
- Aos 32’, o árbitro expulsou o avante Rogério, que tinha amarelo, alegando simulação do atacante, pedindo pênalti na área tricolor. Daí em diante, o jogo caiu de ritmo, o Bahia seguro, esperando o contragolpe para definir. O Sport explorando os levantamentos na área, já que não conseguia penetrar. 
O Bahia foi o dono da primeira etapa. Ganhou o meio campo, evoluiu melhor, criou as melhores chances, trocando passes. Fez um gol e volta para a segunda etapa com um atleta a mais em campo. Edigar Júnio foi o melhor nesses 45 minutos. 
*
Segunda etapa: O Bahia com a mesma equipe. Ney Franco, treinador do Sport, retirou o lateral Raul Prata e colocou pelo lado direito o baiano Marquinho (aquele mesmo que foi ídolo no rival Vitória). Logo aos 5 min Ney Franco trocou de novo: Emerson Felipe no lugar de Fabrício, sangue novo e mais velocidade para a puxada de contragolpes.
- Aos 2 minutos, após blitze tricolor, Armero cruzou e Edigar Junio completou para as redes, mas a arbitragem viu impedimento do atacante e anulou o gol. O Bahia voltou em cima, ao ataque. 
- Aos 10’, Regis ganhou na corrida, após chutão de Jean e arrematou de frente para Magrão, que salvou para escanteio. 
- Aos 12, Magrão fez milagre, após jogada pela direita e finalização de Edigar Junio; a zaga isolou quase em cima da linha. Sò dava Bahia. 
Renê Jr sentiu o músculo da coxa por volta dos 20 minutos e foi substituído por Juninho no meio campo da casa. Depois, Guto retirou o meia Régis e pôs o apoiador Mateus Sales.

- Dois minutos depois, Allione puxou bom contragolpe, Zé Rafael finalizou da entrada da área mas Magrão espalmou a escanteio. O tricolor apertando, chegando forte, perdendo chances de gol e o tempo passando. O tricolor já poderia ter matado o jogo, pelo volume apresentado. 

- O Sport catimba, trunca, busca as faltas, simula, faz cai-cai, tenta de toda forma expulsar um atleta tricolor e fustigar. A arbitragem aceita. 

- Aos 33, Ze Rafael puxou o contra-ataque, Allione ficou de cara e perdeu. Na sequência, mais uma chance perdida, agora por Ze Rafael, que dividiu com Magrão. O goleiro prevaleceu. 

Zé Rafael arriou aos 37’ e foi substituído pelo avante Gustavo. 

- Aos 38, Juninho finalizou após boa trama pelo miolo, de canhota, bola fora. 
- Aos 44’, Gustavo avançou livre, adiantou e dividiu com Magrão, perdendo mais uma chance. 
Dominio e controle da partida pela equipe tricolor. Poderia ter sido mais, mas 1 x 0 valeu ! Bahia Campeão da Copa do Nordeste 2017 !!! 

**
Destaques: 

Jeanzinho, sejamos justos, não levou um só gol dentro da Fonte. O lateral Eduardo, incansável pela direita; o zagueirão Tiago que não perdeu uma; Renê Junior, guerreiro e Edigar Junio, o melhor em campo.
Parabéns ao treinador Guto Ferreira, um ano à frente da equipe, com bom trabalho, dando um bom padrão tático ao time. 
O Sport não sofreu uma goleada por causa das ótimas intervenções de Magrão. Salvou.

*
E teve medalhações, entrega de taça, o toircedor sem arredar pé... e depois, show de Piscirico!

**
Fim de semana pelo Brasileirão. Sábado, Vitória x Coritiba. Domingo, no Rio, Bahia x Botafogo.
**
A Cidade amanhece vestida de vermelho, azul e branco !!! Feliz.