Esporte

BRASIL vence Paraguai e põe pé na Rússia, em 2018, ZÉDEJESUSBARRÊTO

Tite está fazendo com que o torcedor volte a gosta da seleção
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 28/03/2017 às 23:56
Coutinho abriu a goleada
Foto: Reuters
A equipe comandada por Tite continua invicta, 100 % de aproveitamento em nove jogos seguidos, uma média de três gols por partida, líder absoluto das eliminatórias com 9 pontos acima do segundo colocado e passaporte já carimbado para a Copa do Mundo na Rússia 2017. 

A vítima dessa vez foi o Paraguai, em São Paulo, que lutou muito, bateu a valer, mas levou 3 x 0 e um ‘chocolate’ no segundo tempo, para delírio do torcedor paulistano. Os paraguaios correram muito e endureceram na primeira etapa mas cansaram de tanta correria e o time canarinho passeou. 

**
Superioridade

- Estádio Itaquerão/Corínthians(SP), casa cheia, o torcedor na expectativa de uma goleada. Arbitragem peruana. O Brasil com Fagner na lateral direita em lugar de Daniel Alves (suspenso); a única mudança com relação à equipe que goleou o Uruguai no Centenário, em Montevidéu. 

- Com a bola rolando, o jogo pegado por parte dos Paraguaios, visando sobretudo Neymar, que recebeu três faltas duras em 7 minutos. A preocupação em não deixar ele tocar, dominar a bola. Os guaranys correndo muito, dificultando o máximo a troca de passes dos brasileiros, apostando num erro adversário para encaixar um contragolpe. Jugo duríssimo como é tradição desse clássico sulamericano.

- Aos poucos a marcação foi afrouxando um pouco e de falta em falta seguidas os brasileiros foram chegando, exigindo muito da zaga e do goleiro paraguaios. 

- Phillipe Coutinho abriu o placar com um chute de canhota colocado no canto, rasteiro, da entrada da área, após bela arrancada individual e boa tabela com Paulinho. 1 x 0 já merecido.

- Gol sofrido, a equipe Paraguaia continuou marcando forte, avançou suas linhas buscando mais jogar no campo ofensivo porém não chegou a ameaçar. do PSG (França).

- Aos 4 minutos, Paulinho recebeu de Phillipe Coutinho e tentou o chute forte da meia lua, mas errou o alvo. Logo depois, em nova jogada de Paulinho, Neymar quase faz, chocando-se com a trave. Minutos depois, Neymar saiu catando para dentro da área, sofreu o carrinho, atirou-se e o árbitro peruano deu pênalti, sob reclamações paraguaias. Neymar bateu a penalidade, o goleirão Tony Silva adivinhou o canto e defendeu. 

- Não fez de pênalti mas fez numa arrancada espetacular do campo brasileiro, pela esquerda, deixando três paraguaios para trás; já na área, bateu colocado, a bola desviou na zaga e matou o goleiro: 2 x 0 Brasil. Neymar. Redimindo-se do pênalti perdido. 

- A equipe de Tite então ficou mais serena, tocando mais a bola, dona do jogo. Só aos 25 min o goleiro brasileiro Álisson trabalhou, socando uma bola alçada. Aos 27’, Neymar goleou, mas o árbitro anulou o gol, marcando impedimento. O Brasil em cima, sem deixar cair o ritmo.

- Aos 37’, um show de trama pela direita – Fagner, Paulinho, Coutinho – e Fagner bateu forte para ótima intervenção do goleiro. Aos 40’ a trama se repetiu pela esquerda, com Neymar, Coutinho e Paulinho, para Marcelo entrar livre, de cara com o goleiro: 3 x 0, golaço, coletivo.

- O segundo tempo foi um massacre brasileiro, show de bola ! E a torcida em coro gritando o nome do treinador Tite, recordista: Nove jogos com a seleção, nove vitórias, uma média de três gols por partida.
Destaques: 
O primeiro tempo de Phillipe Coutinho, o show de Neymar na segunda etapa, Paulinho brilhando os dois tempos. Foram os melhores. 

**
Os outros resultados da 14ª rodada finda: 
- Bolívia 2 x 0 Argentina - Sem Messi, los Hermanos sofreram com os efeitos da altitude de La Paz. 
- Equador 0 x 2 Colômbia – Sob o comando de James Rodriguez e Cuadrado, os colombianos foram superiores, mesmo na casa do adversário, e tá com o passaporte na mão para a Copa na Rússia/2018
- Chile 3 x 1 Venezuela – Em casa, num primeiro tempo inspiradíssimo de Sanches, os chilenos já passaram os argentinos.
- Peru 1 x 1 Uruguai, ainda no primeiro, acontecendo nessa madrugada, em Lima. 

*
Classificação
Com a rodada fechada, ficou assim a classificação das Eliminatórias, a cinco rodadas do final:
Brasil é o líder, com 33 pontos. Seguem Uruguai e Colômbia, com 24 pontos (Uruguai ainda jogando e empatando na rodada, contra o Peru) ; O Chile chegou a 24 pontos, em quarto lugar e a Argentina está na zona de respecagem com 22; o Equador na cola, com 21. São os seis primeiros colocados.

**
Mais jogos pela competição, só em agosto. 
**
‘La Pulga’ punido

Messi foi suspenso pela FIFA por quatro jogos com a camisa da Argentina por ter xingado e depois se recusado a cumprimentar o bandeirinha brasileiro Émerson Augusto de Carvalho no jogo Argentina 1 x 0 Chile pela rodada das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa /2018 na Rússia. Assim, ficou fora do confronto contra a Bolívia e não vai enfrentar Uruguai, Venezuela e Perú. Sò volta a campo na última rodada, contra o Equador. 

A Argentina, a cinco rodadas do final da competição, tem 22 pontos ganhos e está em terceiro lugar; vai sentir muita falta do seu principal jogador em campo. 

Messi se irritou com por causa da marcação de uma falta sua, próxima da lateral do gramado onde estava o auxiliar de linha. Daí, o La Pulga foi para cima do brasileiro proferindo palavrões e a tevê mostrou em close; no final, recusou a apertar a mão do bandeira. Os argentinos prometem recorrer da decisão e aliviar a punição do astro. 
**
Nordestão

Nesta quarta, à noite, pela Copa do Nordeste, o Nordestão, tem rodada cheia das quartas de final, jogos de ida: 
- Sergipe x Bahia (Aracaju); River (PI) x Vitória (Teresina); Campinense x Sport do Recife (Paraíba) e Itabaiana x Santa Cruz (Sergipe).

Domingo acontecem os jogos de volta, que definem os quatro que ficam para as semifinais, disputando o título. 
*
Quarta, 29 de março, aniversário de fundação da Cidade do São Salvador da Bahia, nossa Capital. Nessa data, em 1960, o Bahia conquistava o título de 1º Campeão Brasileiro de Futebol, vencendo a equipe do Santos no Maracanã (3 x 1) e ganhando assim a 1ª Copa Brasil. História.