Esporte

BAHIA vence Criciúma 2x0 e dorme próximo do G-4, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

No segundo tempo saíram os gols da vitória
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 30/09/2016 às 21:32
Euforia geral no Bahia com gol de Vitor Rangel
Foto: ECB
O tricolor voltou a jogar bem na Fonte Nova, na noite de sexta-feira, e venceu bem o ‘Tigre’ de Santa Catarina por 2 x 0, os gols na segunda etapa. Com o resultado, o Bahia terminou o jogo em quarto lugar na tabela de classificação, com 43 pontos ganhos, mas a rodada continua até amanhã e... o posicionamento pode mudar. 

Quase 17 mil pessoas nas arquibancadas tricoloridas e os jogadores entraram em campo ao lado de torcedores, homens e mulheres, da ‘velha guarda’, uma homenagem ao dia do idoso. 

*
Bola rolando 

O Bahia já começou trabalhando mais a bola, explorando o lado direito do ataque com triangulações entre Eduardo, Edigar Júnio e Luis Antonio. O Criciúma postou-se fechado, marcando forte, só na espera. A primeira chance suurgiu aos 14 minutos, com Ernane tentando se antecipar ao goleiro Luis num cruzamento de Eduardo, pela direita, bola fora. Aos 20’, o Criciúma respondeu; Douglas aproveitou-se de uma trapalhada de Tiago e bateu forte da entrada da área para boa defesa de Muriel. Aos 30’, o goleiro Luis, do Tigre, foi no rodapé espalmar um chute de fora, bem colocado de Luis Antonio. Aos 32’, após ótima jogada de Edigar Junio pela direita, a bola sobrou na praia, de frente, e Juninho bateu na chegada por cima, perdendo a chance mais clara de gol da primeira etapa.

O tricolor foi melhor, teve mais a bola e jogou todo tempo no campo adversário, que se preocupou tão somente em se defender. As chances reais de gol foram poucas. 

*
O mesmo panorama no começo do segundo tempo. O Bahia em cima, trocando passes, chegando na área inimiga e o ‘Tigre’ amarelo acuado, defendendo-se com bravura. Aos 4 min, já pelo lado direito, Alano tabelou com Cajá, entrou de cara, demorou de finalizar e, acossado, bateu mal, desperdiçando. A torcida começou a pegar no pé do avante e o treinador Guto pôs em campo o rápido Misael, aberto pela esquerda, voltando Edigar para a direita. 

Aos 15’, Edigar Junio, livre, da meia lua chutou forte cobrindo o travessão. Aos 24, Cajá bateu forte de canhota, da entrada da área, e Luis espalmou; foi seu último lance, substituído por Regis. Aos 25’, saiu o apagado Hernane e entrou Vitor Rangel. Um minuto depois, na pressão, Misael levou a marcação pela esquerda e chutou rasteiro, Luis defendeu de pé e a bola foi na trave, não entrou. O tricolor em cima, forçando, buscando o gol a todo custo. 

O gol saiu aos 29’, após bela arrancada de Moisés que passou por Régis e Victor Rangel, pelo meio, enfiou, estreou: 1 x 0. Aos 31 e 32 minutos, Edigar Junio perdeu duas chances: testou um cruzamento de Eduardo no travessão e deu outra cabeçada, livre e de frente, para fora, o goleiro vencido. O tricolor era dono da partida, o torcedor empolgado nas arquibancadas. Mas, aos 39’, com Muriel vencido num contragolpe nas costas de Eduardo, Tiago evitou o empate tirando a bola quase em cima de linha. O torcedor vibrou como se fosse um gol a favor. Ufa! 

Aos 41, num contragolpe veloz do tricolor pela esquerda, Regis arrancou e lançou para Luis Antonio que, mesmo prensado, conseguiu definir, entrando pelo meio: 2 x 0. Dai em diante, foi só trabalhar, administrar e esperar o apito final sem sustos. Merecido. Ótimo resultado.

*
Destaques

Os laterais Eduardo e Moisés, um monstro os 90 minutos. Excelente partida de Luis Antonio. Juninho correu muito. Cajá foi discreto, Regis entrou bem. Edigar Jr foi o mais ativo na frente, mas esteve infeliz nas finalizações. Hernane sem alma, sem força. E Alano precisa fazer as pazes com o torcedor.
O Criciúma defendeu-se, finalizou pouco, esperou sempre o erro do adversário. Marcou muito mas jogou pouco

*
O próximo confronto do tricolor é contra o Londrina, na terça-feira à noite, lá. 

**
Série A

Neste sábado, às 16, pela 28ª rodada da Primeirona, o Vitória encara a Chapecoense, em Chapecó. O avante Marinho não treinou durante a semana mas viajou e joga. Já o meia colombiano Cárdenas, que treinou, nem viajou ao Sul, sentindo um músculo da perna. Deve ser substituído por Serginho.
O rubro-negro baiano tem 32 pontos ganhos e está em 15º lugar. A Chape tem 38 e ocupa a 11ª colocação. Olho na tevê. Nos contragolpes, como gosta, o Vitória às vezes joga melhor fora de casa, surpreende.