Esporte

Capitão da Seleção de Polo Aquático do Brasil confia em medalha

Brasileiro Felipe Perrone acredita numa medalha olímpica nos Jogos Rio 2016
Ascom Setre , Salvador | 26/07/2016 às 18:32
Treino de Polo Aquático
Foto: Marcelo Reis

O capitão da equipe masculina do Polo Aquático do Brasil, o brasileiro Felipe Perrone está muito confiante de que uma das três medalhas olímpicas da categoria será nossa.

“O caminho para uma conquista dessa magnitude passa pelos resultados. Queremos chegar primeiro às quartas-de- final, e, a partir daí, lutarmos por medalha. Esse é o nosso sonho...e por que não acreditar?” Perrone, que junto com os companheiros vem se exaurindo em treinos diários de mais de sete horas, reconhece que por jogar em casa, a equipe sofrerá muita pressão. “Vamos usar dessa força pelo lado positivo e aproveitar toda a energia a nosso favor”, garante.

 

AUSÊNCIA

O Polo Aquático do Brasil está ausente das Olimpíadas há 32 anos. As esperanças de medalha perpassam por todos os jogadores e comissão técnica. Há dois anos, o croata Ratko Rudic começou a treinar o time e a progressão técnica é visível.

Na 14ª Super Final da Liga Mundial, em 2015, o Brasil superou nas penalidades os Estados Unidos e ganhou a medalha de bronze, com os adversários reconhecendo o novo poderio dos brasileiros dentro da piscina. “Temos possibilidades sim, de ganharmos medalha. E o nosso objetivo é conquistarmos a qualificação para as quartas-de- final e chegarmos a um bom resultado na etapa seguinte”, diz o treinador croata Rakto Rudic.

 

CAMPEÃ

A equipe nacional de Polo Aquático começou os treinamentos finais para os Jogos Rio 2016 na última sexta-feira 22, às 11 horas, na Nova Piscina Olímpica da Bahia. O treinamento na primeira capital brasileira, Salvador, terá também a atual campeã olímpica, a Croácia, que desembarca no próximo dia 30. Dia seguinte (31) as duas equipes disputam um jogo amistoso, a partir das 11h30, para Imprensa e convidados na Nova Piscina Olímpica da Bahia. Além do croata Ratko Rudic, a seleção de Polo Aquático do Brasil conta com jogadores que passaram a defender as cores do país recentemente. O goleiro Slobodan Soro (sérvio), Ivan González (cubano), Adriá Delgado (espanhol) e Josip Vrlic (croata). A importação desses atletas inclui o brasileiro Felipe Perrone, que defendia a Espanha.

 

MEDALHISTAS

Os jogadores do Polo Aquático brasileiro somam dez medalhas olímpicas (quatro delas de ouro). O time que está treinando está assim definido: 1 - Slobodan Soro (goleiro); 2 - Jonas Crivella; 3 - Rudá Franco; 4 - Ives Gonzalez; 5 - Paulo Salemi; 6 - Bernardo Gomes; 7 - Ádria Delgado; 8 - Felipe "Charuto" Silva; 9 - Bernardo Reis Rocha; 10 - Felipe Perrone (capitão); 11 - Gustavo "Grummy" Guimarães; 12 - Josip Vrlic; e 13 - Vinícius Antonelli (goleiro).

A Comissão Técnica está formada com: Ângelo Coelho e Eduardo Abla (Duda), auxiliares técnicos; William Morales, preparador-físico; João Brandão, vídeoanalista; e o chefe da equipe, Ricardo Cabral.

 

GRUPO

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil está no grupo “A” ao lado da Sérvia, Grécia, Austrália, Japão e Hungria. A estreia da Seleção Brasileira de Polo Aquático será dia 6 de agosto diante da Austrália. Depois, os adversários serão: Japão (8), Sérvia (10), Grécia (12) e Hungria (14).

A equipe brasileira ficará na capital baiana por 13 dias e deixará a Bahia na manhã de 3 de agosto, mesmo dia de entrada na Vila Olímpica do Rio de Janeiro.