Esporte

GUTO mexe em meio Bahia e tricolor vence Luverdense, ZÉDEJESUSBARRÊTO

Bahia muda de cara e mostra-se um time mais arrumado
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 23/07/2016 às 20:44
Luis Antonio comemora gol do Bahia 1x0 Luverdense
Foto:
Foi só 1 x 0 contra o Luverdense, mas valeu. Com o triunfo, o Bahia termina a 17ª rodada em oitavo lugar na tabela de classificação, com 24 pontos ganhos, a cinco do Atlétikco de Goiás, que é o quarto colocado. O Vasco é líder, com 35 pontos, seguido pelo Ceará e pelo CRB das Alagoas. 

*
Novidades na Fonte

Arena Fonte Nova, começo da noite de um sábado invernoso. Com o propósito de já mostrar um Bahia de cara nova, mais à sua feição, o treinador Guto ‘Gordiola’ Fernandes promoveu as estreias do goleiro Muriel, do lateral Eduardo, do zagueiro Tiago, do apoiador Luis Antonio e do meia ofensivo Allano, recém chegados. Quase meio time. Em cima deles toda expectativa do torcedor, ansioso por ver um Bahia diferente em campo, mais vivo e, sobretudo, vitorioso. 

Afinal, o tricolor perdera os dois últimos jogos diante do seu torcedor. O Luverdense, com um ponto a mais que o Bahia na tabela de classificação, há quatro jogos sem vencer. Jogo pra pirão.
*
Jogo corrido 

Primeira chance real de gol foi do Luverdense, aos 7 minutos, com o centroavante Tozim errando na pequena área a complementação de um cruzamento da direita. Dois minutos depois, o tricolor respondeu: lançado por Hernane, Allano entrou de cara, livre, mas finalizou nas pernas do goleiro Diogo Silva. 

O Bahia tomou as rédeas da partida, com uma postura mais ofensiva, tentando definir. Aos 15’, num lançamento logo de Feijão, Cajá entrou livre, tirou do goleiro mas a bola não entrou. Aos 19’, Cajá arriscou de fora e o goleirão espalmou. O Luverdense na retranca, só apostando nos contragolpes em jogadas individuais pelos lados. Assim, aos 27’, Regis levou em cima de Éder, serviu bem no meio mas Rogerinho bateu mal no gol. 

Aos 34’, Juninho arrematou forte, de fora, mas a bola cobriu o travessão, assustou. Aos 35, novamente Cajá. De fora, acertou o poste. Aos 38’, após um bela jogada de Cajá pela esquerda, Hernane dominou e chutou de virada, forte, de canhota, mas o goleiro Diogo Silva salvou, no lance mais bonito da primeira etapa. Aos 47’, após um cruzamento da esquerda, a zaga mato-grossense não cortou e Luis Antonio, livre na direita, dominou no peito e pegou um chutaço cruzado, a meia altura, sem defesa: 1 x 0. Ufa! 

Uma boa primeira etapa, bem jogada, movimentada, o Bahia superior, criando as melhores chances, mas o gol ... só saiu no finalzinho. Ainda bem.
*
Guto não fez nenhuma modificação na equipe tricolor para a segunda etapa. Deve ter gostado do que viu, uma equipe com mais vontade, disputando mais a bola, atacando com mais jogadores. O Luverdense voltou marcando mais à frente, buscando igualar o jogo e criar chances do empate. O tricolor, melhor, teve a primeira oportunidade de ampliar aos 5’, Hernane quase chegando na bola, na pequena área, após cruzamento da esquerda. Aos 7’, outro cruzamento da esquerda, na cabeça de Alllano, que perdeu. O time da casa em cima, empurrado pela torcida, tentando ampliar o marcador. Mas as oportunidades foram rareando e a equipe visitante crescendo em campo, correndo muito.

Aos 24’, Guto tirou Cajá, cansado, e pôs Regis tentando recompor o meio campo. Aos 27, Feijão tentou duas vezes mas os chutes pararam na zaga. Aos 30, saiu o garoto Allano, entrou Luizinho, pelo lado direito. Aos 41, Juninho bateu de curva, tentando o ângulo mas o goleiro Diogo fez uma plástica defesa, no alto. 

O torcedor tricolor até queria mais, merecia, mas o triunfo foi mais que importante pelos três pontos, porque voltou a vencer perante o torcedor e, sobretudo, porque a equipe mostrou mais vontade, mais força física, uma postura ofensiva e não passou sufoco. Que signifique um recomeço, uma retomada. Faltam duas rodadas para o fim do primeiro turno. 

*
Destaques: O goleiro Muriel, seguro, orientando passando segurança. O lateral Eduardo sem brilho mas tranquilo, conhecedor da posição. Ótima estreia do zagueirão Tiago, firme, sem erros. Feijão sóbrio. Luis Antonio fez um golaço. Allano correu muito e perdeu boas chances. Hernane bem melhor, participando mais. E Cajá pelo bom primeiro tempo.

No Luverdense, o goleiro Diogo, o becão Valongo, o lateral Paulinho e ... só. 

*
O próximo compromisso do Bahia pela Série B é contra o Bragantino, em Bragança/SP, fim de semana – Sábado, 16h, no Nabi Abid Chedid. As palavras são: superação e recuperação. 
*
Série A

O Vitória enfrenta o Santos(SP) neste domingo, 18h30, no Barradão. 

Mesmo desfalcado de seus principais astros, a serviço do Seleção Olímpica, o Santos é uma equipe perigosa, jovem, bem treinada, de futebol rápido e objetivo. O Vitória, depois de ter sido eliminado pelo Cruzeiro na Copa do Brasil, põe todo foco no Brasileirão. 

O torcedor está empolgado com a contratação do meia colombiano Cardenas, que pode estrear e tem a missão de dar um novo ritmo, qualificar mais o meio de campo rubro-negro. 
Tem tudo para ser um bom espetáculo. 


**


O passe
Longo, curto
De chapa, três dedos
No pé, no vazio.
A metida, enfiada
No tempo, na velocidade
Precisa.
Vale de calcanhar
Cabeça, peito, coxa, ombro
Que seja ousado, nu
Alçado ou na grama...
Às vezes maior que o GOL.
Passe, fundamento
No trato com ela
Bola !