Esporte

BAHIA perde para o Tupi 2x1 e estaciona na tabela, ZÉDEJESUSBARRÊTO

O mesmo Bahia de sempre na primeira etapa, enganador, sem penetração, sem apetite
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 21/06/2016 às 21:45
Tupi 2x1 no Bahia
Foto: Tribuna de MG
A sina tricolor na segundona continua. A equipe já sem Doriva no comando, sem esquema de jogo e sem apetite, perdeu no interior de Minas para o fraco Tupi pelo mesmo fatídico marcador: 2 x 1. E o time vai, aos poucos, se distanciando do grupo dos quatro primeiros colocados, estacionado há rodadas com 17 pontos ganhos, o desespero batendo entre os torcedores. 

Tupi 2 x 1 Bahia foi na noite de terça, em juiz de Fora (MG), com temperatura baixa, a as arquibancadas vazias. A equipe sob comando de Aroldo Moreira e Preto Casagrande, interinos. Estevam, ex-zagueiro, velho ídolo do mesmo Bahia , agora treinador do time mineiro.

*

Bola rolando

Um joguinho morno, no começo. Com mais posse de bola, aos 11, em finalizações seguidas de Juninho e Hernane, mais uma cabeçada no rodapé, três ótimas defesas do goleiro Rafael, evitando a abertura do marcador. O Bahia parecia melhor, mas...

Aos 18 minutos, Hiroshi roubou a bola de Danilo Pires no meio campo (com falta), ajeitou e bateu forte, quicando, Lomba saltou atrasado e aceitou: 1 x 0, o primeiro chute em gol do Tupi. Frango. Aos 23’, com a defesa tricolor cochilando, Lomba precisou fazer duas defesas importantes para salvar o segundo gol mineiro. 

O tricolor sentiu o golpe e perdeu-se em campo, errando passes, sem conseguir domar a bola, sem mais chegar na área adversária. Daí, o Tupi fechou-se todo, abdicou de atacar e o Bahia enrolou-se todo com a bola. Só aos 44’, Cajá recebeu em profundidade pela esquerda e encheu o pé, na trave, com o goleiro batido. 

O mesmo Bahia de sempre na primeira etapa, enganador, sem penetração, sem apetite. O time da casa achou o gol e travou o jogo, só.
*

O tricolor entrou na mesma maresia para o segundo ato. 

Aos 6’, Hiroshi bateu falta rasteira, no mesmo lado direito de Lomba que não alcançou a bola, trave, e no rebote, sem marcação, Serrato estufou as redes: 2 x 0. Aos 17’, a primeira finalização do time baiano, um chuteco de Tiago Ribeiro nas mãos do goleiro. Na sequência, Hiroshi disparou rasteiro e a pelota queimou a trave. Um minuto depois, a zaga deu mole, Lomba foi driblado mas Éder salvou quase em cima da linha. 

O time mineiro mais arrumado na segunda etapa, defendendo-se bem, truncando o jogo no meio e buscando o gol no contragolpe.

Regis e JPPenha nos lugares de Haynner e Tiago Ribeiro. Teoricamente, uma equipe mais avançada, a partir dos 20’. Aos 29’, Cajá tentou de longe e errou o alvo. Aos 34’, Danilo Pires cruzou na pequena área, a defesa parou e Penha livre meteu a cara na bola, perdendo gol feito. Dois minutos depois, Rubem levou fácil o zagueiro Jackson e, de frente, bateu forte, na rede, por fora. 

Aos 36’, Aroldo pôs o veloz Luizinho em campo. Dois minutos, após lançamento profundo de Hernane, o mesmo Luizinho dividiu com o goleiro e a zaga e a bola, mascada, entrou: 2 x 1. O Bahia foi para a pressão final, e Hernane, aos 45’, cabeceou de frente, mal, nas mãos do goleiro. Escanteios, bolas alçadas na área, trapalhadas... Cadê competência? 
*
Toda a equipe tricolor esteve abaixo do esperado. Do goleiro Lomba, que falhou nos dois gols, ao centroavante Hernane que errou tudo o que tentou. Passando pelo meio, onde Feijão, Juninho e Danilo Pires embaraçaram-se com a pelota seguidamente. Ou muda a postura, o jeito de encarar e jogar ou ... não sai da segundona. Condenação.
*
O próximo desafio do tricolor é o Brasil de Pelotas, sexta feira, no frio do Rio Grande do Sul. Um jogo muito difícil, a equipe gaúcha é muito forte em casa. 

*
Pela Série A, o Vitória enfrenta na quinta, em Porto Alegre, o bem arrumado Grêmio. 
A torcida rubro-negra está indócil após a derrota no Barradão para a Chapecoense e pede novas contratações. A diretoria acena com volta de Rahynner e o centroavante Ramallo, boliviano. 

**
Eurocopa

Croácia, País d Gales, Irlanda do Norte, Polônia, França, Espanha, Itália, Alemanha... Já estão classificados para as oitavas de final da competição.

Algumas surpresas: O País de Gales do eficiente e vibrante Bale (avante do Real Madrid) e a Croácia (que venceu a Espanha, 2 x 1) classificadas em primeiro lugar de suas respectivas chaves. Irlanda do Norte também surpreendeu. 
Nota negativa para a seleção da Rússia, desclassificada, e sua turba de torcedores que tumultuaram as ruas das cidades francesas. Bom lembrar que a Rússia sediará a Copa do Mundo de 2018. Que não tenhamos um clima de guerra por lá. 
**

Tite 

Logo que soube da saída de Tite (do Corínthians para a Seleção), o ‘expeeerto’ treinador Vanderley ‘traíra’ Luxembrugo, demitido de uma equipe da segunda divisão do futebol chinês, ofereceu-se para treinar o clube paulista. Mas nem lhe deram ouvidos. Prestigiadíssimo.

No lugar de Tite assumiu o baiano Cristóvão, amigo de Tite, merecedor da oportunidade. Mas nas matérias e debates que li, vi e ouvi sobre Cristóvão ignoram a passagem dele pelo Bahia, onde foi jogador e treinador com bons trabalhos realizados. Desconhecimento ou desapreço pelo futebol do Nordeste?
**