Esporte

Com foco na Rio-2016, Dunga chama 7 olímpicos entre 23 da Copa América

Veja relação dos convocados
Das Agências e CBF , RJ | 05/05/2016 às 12:51
Dunga faz convocação na CBF
Foto: CBF, Rafael Ribeiro
Com sete jogadores da seleção que disputará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o técnico Dunga anunciou nesta quinta-feira, 5, na sede da CBF, a lista dos 23 convocados para a Copa América Centenário.
O torneio será realizado entre 3 e 26 de junho, nos Estados Unidos e celebra o aniversário de 100 anos da Conmebol e da própria Copa América.

Na última semana, o treinador do Brasil havia divulgado 40 nomes pré-selecionados, dos quais 17 foram cortados nesta segunda chamada. O atacante Neymar não foi convocado nem na primeira lista porque o clube no qual ele joga, o Barcelona, aceitou liberar o jogador apenas para uma competição neste ano, além das eliminatórias. Dunga optou por chamar o astro para a disputa nas olimpíadas, já que o Brasil nunca conquistou um ouro olímpico.

Um dos nomes que mais chamou a atenção na pré-lista de Dunga foi de Paulo Henrique Ganso, do São Paulo, que não ficou entre os 23 selecionados. Dunga minimizou a não convocação do meia e enalteceu o fato do jogador ser lembrado na lista dos 40. "Isso [a presença de Ganso na pré-lista] reforça o nosso centro de inteligência. Agradeço aos nossos colaboradores. É meritocracia. Os números referendam essa situação. Os jogadores têm que saber que estamos observando, em todos os aspectos. Isso tudo está sendo observado", alegou.

Além dos jogadores abaixo dos 23 anos de idade, o técnico chamou sete jogadores que atuam no Brasil, equilibrando a lista com os nomes do futebol europeu e chinês, casos de e Gil e Renato Augusto. A equipe que será mais afetada pela convocação é o Santos, clube com mais atletas chamados: Lucas Lima, Gabigol e Ricardo Oliveira.

Confira a lista completa:
Goleiros:

Alisson (Inter)
Diego Alves (Valência-ESP)
Ederson (Benfica-POR)

Laterais:

Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Fabinho (Mônaco-FRA)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)
Douglas Santos (Atlético-MG)

Zagueiros:

Miranda (Inter de Milão-ITA)
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos(PSG-FRA)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Volantes:

Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Elias (Corinthians)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Rafinha (Barcelona)

Meias:

Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Lucas Lima (Santos)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes:

Douglas Costa (Bayern-ALE)
Hulk (Zenit-RUS)
Ricardo Oliveira (Santos)
Gabigol (Santos)


Cortes:

Ao todo, 17 jogadores foram cortados em relação aos 40 pré-convocados na última semana. Foram eles: Marcelo Grohe (Grêmio), Fagner (Corinthians), Alex Sandro (Juventus-ITA), Jemerson (Mônaco-FRA), Gabriel Paulista (Arsenal-ING), Walace (Grêmio), Fernandinho (Machester City-ING), Ganso (São Paulo), Kaká (Orlando City-EUA), Oscar (Chelsea-ING), Felipe Anderson (Lazio-ITA), Lucas (PSG-FRA), Luan (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool-ING) Jonas (Benfica-POR), Alex Teixeira (Jiangsu Suning-CHI) e Gabriel Jesus (Palmeiras).