Esporte

COM BOLT, Jamaica leva ouro no 4x100 e derrota os Estados Unidos

Chineses ficaram com a prata e o Canadá com o bronze. EUA foram desclassificados.
GE , China | 29/08/2015 às 11:23
A equipe campeã da Jamaica
Foto: Getty Images
   Desta vez, não dependia apenas dele. Era preciso ser o mais rápido, mas contar que seus companheiros também fizessem sua parte. Não houve erros, não houve sombra de qualquer adversário. Com mais uma performance espetacular para a conta, Usain Bolt liderou a Jamaica rumo ao tetracampeonato mundial no revezamento 4x100m. Derrotados pelos Estados Unidos em março, os caribenhos deram o troco nos americanos – que acabariam desclassificados - em grande estilo. Cravaram 37s36 e levaram o título com direito a liderança do ranking mundial na temporada. A China terminou em terceiro lugar, mas herdou a prata com a eliminação americana, levando a torcida no Ninho do Pássaro ao delírio. O Canadá completou o pódio.

  A organização do mundial colaborou para criar uma atmosfera única no estádio olímpico. Construiu uma entrada especial para a apresentação dos atletas, que entravam na pista desfilando sobre um tapete que imitava a pista. Quatro dos oito telões mostravam a bandeira de cada país, enquanto os outros apresentavam os quartetos.

À beira da pista, o time feminino da Jamaica, que acabara de se sagrar campeão do 4x100m feminino, formava uma torcida de luxo para os favoritos. Devido à diferença de estratégia, não haveria o esperado duelo entre Bolt e Gatlin. O Raio cruzaria a linha de chegada, enquanto o veterano americano seria o segundo de sua equipe.

O time amarelo abriu a competição com Nesta Carter, enquanto os americanos correram com Trayvon Bromell, que foi bronze nos 100m rasos. Os Estados Unidos pareciam ter uma pequena vantagem, que foi aumentada na passagem de Gatlin. O vice-campeão dos 100m e 200m rasos no Mundial conseguiu ser bem mais rápido que Asafa Powell, o jamaicano que correu em seu setor. 

Na terceira perna da prova, Tyson Gay disparou e pareceu que deixaria os americanos com folga na frente. Mas não foi o que aconteceu. Gay e Rodgers se atrapalharam na hora de passar o bastão – seriam desclassificados posteriormente por errarem neste momento -. Se é que precisava de alguma ajuda, Bolt agradeceu a trapalhada. Arrancou logo no início da reta e não precisou fazer muito esforço para levar o time ao tetracampeonato.

Enquanto os jamaicanos festejavam, o telão mostrou o tempo chinês. Os 38s01 eram suficientes para dar um inédito pódio aos anfitriões. O estádio veio abaixo. Quando foi feito o anúncio da eliminação americana, a reação foi ainda mais emocionada. Com o queridinho Bolt mais uma vez campeão e a China em segundo, a noite estava ganha

Com a vitória no revezamento, Usain Bolt conquistou sua 13ª medalha em Campeonatos Mundiais. Ele chegou ao 11º títulos (quatro dos 200m, quatro do 4x100m e três dos 100m rasos), e ainda tem duas pratas. O desempenho podia ser até melhor. Em 2011, Bolt era favorito nos 100m, mas queimou a largada e foi desclassificado.