Esporte

Prefeitura entrega mais quadras de esportes em 2 bairros de Itabuna

As solenidades de entrega dos dois equipamentos esportivos foram marcadas por partidas disputadas por crianças e jovens dos bairros
Secom Itabuna , Itabuna | 03/08/2015 às 19:11
Ampliação da quadra de Vila Zara agradou os moradores
Foto: Gabriel de Oliveira

O domingo foi marcado por futebol e muita festa dos moradores e, principalmente, desportistas dos bairros Vila Zara e de Fátima, que estão entre os beneficiados na primeira etapa do Programa de Recuperação dos Espaços Esportivos executado pela Prefeitura de Itabuna desde 2013. As solenidades de entrega dos dois equipamentos esportivos foram marcadas por partidas disputadas por crianças e jovens dos bairros e, emoção pelas homenagens aos moradores que fizeram história em suas comunidades.

Considerado como principal espaço de lazer, cultura e esportes, a quadra poliesportiva do Vila Zara foi entrega pela Prefeitura de Itabuna numa cerimônia que reuniu pessoas de várias gerações, teve bola rolando e homenagens. Um dos homenageados foi o aposentado José Izidro Neto, mais conhecido como Zequinha, 94 anos, que deu pontapé de reinauguração do espaço esportivo, que foi ampliado, teve o piso recuperado, ganhou traves, redes e alambrados novos. O aposentado Zequinha mora no bairro há quase meio século.

Outro homenageado foi Sebastião de Jesus Silva, que morreu em 2012, e foi representado pela família. Apaixonado pelos esportes e uma das lideranças do Vila Zara, Tião atuou como voluntário, sendo responsável por organizar os horários dos babas e manutenção da quadra do bairro, que levará o seu nome. A dona de casa Eliane Alves da Silva se disse muito emocionada com a homenagem ao pai. Segundo disse a quadra é responsável por toda a movimentação no bairro. “Sem esse equipamento, o Vila Zara fica sem diversão, sem graça. Se estivesse entre nós, meu pai estaria muito feliz”, afirmou Eliane.

Além dos campeonatos, torneios e babas diários, a quadra é usada para prática de atividades físicas e culturais por cerca de 100 mulheres do Grupo Mais Vida, do Vila Zara, além de bairros como Conceição e Santo Pedro. “Estamos horando hoje um compromisso que tínhamos assumido com essa comunidade. Esse espaço é de vocês, que devem cuidar bem dele”, alertou o secretário municipal de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva, que acompanhou a solenidade ao lado do vice-prefeito Wenceslau Junior, que representou o prefeito Claudevane Leite, que cumpria outra agenda.

 MAIS EMOÇÕES

A manhã de domingo também foi de muito futebol e festa dos moradores no bairro de Fátima, que foram contemplados com quadra de areia, que era uma antiga reinvindicação. O espaço esportivo recebeu os nomes dos irmãos José e Juarez Nunes de Oliveira – que são falecidos e viveram a maior parte de suas vidas no bairro. O desportista e o jornalista foram representados na cerimônia pelos irmãos Maria e Milton Nunes de Oliveira.

Para dona Maria Nunes, o domingo foi especial não só porque os seus irmãos foram homenageados, mas também porque o município criou um espaço adequado para prática de esportes no bairro de Fátima. “Há muito tempo que a comunidade estava precisando de uma quadra de esportes. A prefeitura está de parabéns por criar espaços para que as nossas crianças tenham mais opções para desenvolver suas atividades no turno oposto aos das aulas e lazer nos finais de semana”, observou Maria Nunes.

Durante a cerimônia, o secretário Evans Maxwel Silva anunciou que nesta semana serão iniciadas as obras de construção de quadra poliesportiva na unidade V, da Fundação Marimbeta, em Nova Ferradas, e as reformas das quadras poliesportivas dos bairros Califórnia e Santo Antônio.  Segundo ele, está prevista a construção de quadras de areia e poliesportivas em outros bairros dentro do projeto da Prefeitura de Itabuna de incentivar a prática esportiva.

Participaram dos eventos, os secretários Eric Ettinger (Saúde), Dinalva Melo Nascimento (Educação), e Gilvan Rodrigues (Comunicação), além do vereador Jairo Araújo, desportistas e moradores dos bairros beneficiados com os equipamentos esportivos.