Esporte

Centro Olímpico de Natação da Bahia será entregue até dezembro

Álvaro Gomes fez na tarde desta quarta-feira 29, a quarta visita técnica às obras
Setre Ascom , Salvador | 29/07/2015 às 18:23
Obras da Piscina
Foto: Marcelo Reis

“As obras estão em andamento e o nosso desafio é entregar as piscinas até o final do ano”. A informação é do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes que, na tarde desta quarta-feira 29, fez a quarta visita técnica ao Centro Olímpico de Natação da Bahia que está sendo construído nas dependências da Fundação da Criança e do Adolescente - Fundac, na Avenida Bonocô, em Salvador.

  Dentro dos padrões internacionais da Federação Internacional de Natação – Fina, o projeto da piscina olímpica emprega o que há de mais moderno em tecnologia neste tipo de construção com vista a oferecer melhores condições para atuação dos atletas. “Agora, em dezembro, vamos concluir a segunda etapa das obras. A terceira e última será iniciada em 2016”, completa o titular da Setre.

  Ainda segundo Álvaro Gomes, “o propósito do Governo do Estado em construir o Centro Olímpico de Natação da Bahia, em Salvador, é democratizar o acesso à prática desportiva da natação, contribuindo para adoção de estilos de vida saudáveis, principalmente das crianças e dos jovens”, destaca. Participaram da visita o coordenador de Obras da Sudesb, Luiz Brantes e o coordenador de esportes da Setre, Dorival Santana.

 Descrição da obra

A obra do Centro Olímpico de Natação da Bahia está sendo construída com recursos próprios do Governo do Estado pela Construtora Volque Ltda. O investimento das duas etapas iniciais é da ordem de R$ 13 milhões. A piscina olímpica poderá receber provas de Nado Sincronizado e Pólo Aquático.

  O projeto está encravado em um terreno de 12.195,67m² de área total. A piscina olímpica tem 50 x 25 m de dimensões oficiais; 3 metros de profundidade; 10 raias com 2,5m de largura nas raias. Duas 2 raias ficarão livres para facilitar a dispersão das águas; 3 bombas de filtros vão funcionar ao lado das piscinas ao lado de 10 tanques de compensação com 10 mil litros de água cada.

  A piscina olímpica receberá 4 milhões de litros de água, enquanto a semiolímpica terá 25 x 12,5m dimensões oficiais;  6 (seis) raias e profundidade de 1.65m para receber um volume de quase um milhão de litros de água .

  Os outros equipamentos que serão construídos na terceira e última etapa das obras serão: arquibancadas para 500 pessoas em assentos individuais; vestiários para atletas; módulo de apoio técnico; módulo de Administração; sanitários para o público e estacionamento com 72 vagas (com área para ônibus).