Esporte

Sextas Instrumentais leva OSBA para o Centro Cultural Plataforma

Uma parceira entre a OSBA e a SecultBA promove concertos seguidos de explicações sobre as obras em cinco centros culturais de Salvador. Dia 24 é a vez do Centro Cultural Plataforma
Ascom Cultura , Salvador | 21/07/2015 às 19:04
Sextas Instrumentais
Foto: Divulgação

Acontece nesta sexta-feira (24), às 15h, no Centro Cultural Plataforma, mais uma edição do Sextas Instrumentais, projeto que visa democratizar o acesso à música erudita em Salvador e região metropolitana. Fruto de uma parceria entre a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o projeto busca levar uma série de apresentações gratuitas de modo itinerante e periódico para espaços culturais da SecultBA.

Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia: Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é arquitetado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes. São eles: Cine Teatro Lauro de Freitas, Solar Boa Vista, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música.

Os espetáculos ocorrerão entre os meses de julho e dezembro de 2015, pelo menos uma sexta-feira a cada dois meses, sempre às 15h. Os concertos terão caráter artístico-pedagógico e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens, promovendo diálogo do público com o universo da música clássica.

 

 

Confira o cronograma de apresentações

 

MÊS

ESPAÇO

CAMERATA

DATA

JULHO

CC Plataforma

Bahia Cordas

24.07

AGOSTO

EC Alagados

Quadro Solar

07.08

Casa da Música

Quadro Solar

21.08

CT Lauro de Freitas

Quarteto Novo

21.08

SETEMBRO

CT Solar Boa Vista

Quadro Solar

18.09

CC Plataforma

Sexteto Opus Lumen

25.09

OUTUBRO

EC Alagados

Bahia Cordas

02.10

CT Lauro de Freitas

Sexteto Opus Lumen

16.10

Casa da Música

Bahia Cordas

23.10

NOVEMBRO

EC Alagados

Sexteto Opus Lumen

13.11

CC Plataforma

Quarteto Novo

27.11

DEZEMBRO

Casa da Música

Sexteto Opus Lumen

04.12

CT Solar Boa Vista

Encerramento – todas as Cameratas

11.12

  Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista.

 

Sextas Instrumentais

Onde: Centro Cultural de Plataforma

Quando: 24 de julho

Quanto: Entrada Franca

Mais informações: www.espacosculturaisbahia.org

Telefone: (71) 3103-3278.