Esporte

BA e VI acertaram pés no campeonato da Série B, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Tirado da coluna de Veríssimo: “... Futebol é uma religião no Brasil. Ele nos empolga ou nos consola, e muitas vezes dá sentido às nossas vidas, como a religião”.
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 24/05/2015 às 19:00
Bahia joga contra Paraná próxima partida
Foto: ECB

   Semana que entra de refresco e ventos favoráveis para Bahia e Vitória após a terceira rodada do Brasileirão/Série B. 

   Mesmo sem contar com seus principais artilheiros, Maxi e Kieza, o tricolor ganhou bem do CRB, em Maceió, na noite de sábado ( 3 x 0) e, com sete pontos ganhos, ocupa o segundo lugar na tabela de classificação da competição. 

   Na noite de sexta, no Barradão, o Vitória reencontrou-se e, diante de poucos torcedores, aplicou uma goleada no Bragantino ( 4 x 1 ), fazendo seis pontos e subindo para a sexta posição. 

*

   Como a quarta rodada só acontece na sexta e sábado próximos, os clubes baianos ganharam dias proveitosos para recuperar atletas, ajustar peças na equipe, descansar um pouco e resolver problemas. A diretoria do rubro-negro deve anunciar um novo treinador nesses dias.

Um bom começo, sim, e torcedores confiantes. 

**

Gols no Rei Pelé  

  Os jogos entre baianos e alagoanos no estádio Rei Pelé costumam ser renhidos. Este ano o Bahia já tinha se confrontado com o CRB e conseguiu dois empates ( 3 x 3 lá e 1 x 1 na Fonte Nova) pelo Nordestão, partidas disputadas, pegadas.  Assim também começou o jogo de sábado, equilibrado, duro, com as duas equipe marcando a saída de bola do adversário, as defesas prevalecendo, poucas chances de gol.

  Até que, aos 34 minutos, Pittoni dominou bem um rebote, na intermediária, ajeitou e acertou um chute de direita cheio de efeito, colocando a pelota no ângulo do goleiro Julio Cesar, indefensável. Golaço, 1 x 0 !  O gol desestabilizou a equipe alagoana, pressionada pela torcida indócil com a campanha do time na segundona, até aqui.  O tricolor  baiano aproveitou-se, assediou, pos a bola no chão e, aos 40, após boa troca de passes pela esquerda, o atacante Zé Roberto viu o lateral Marlon infiltrando-se e meteu a bola, na medida, para o estreante desviar do goleiro : 2 x 0.

 





 Com o placar adverso, em casa, só restava ao CRB partir pra cima na segunda etapa, pressionar, lançar bola altas na área do visitante, tentar diminuir o prejuízo. O árbitro pernambucano, Luis Sobral, até ajudou, aplicando cartões, marcando muitas faltas contra o Bahia e até expulsando o meia Souza (segundo amarelo), aos 23’.

 O tricolor fechou-se e resistiu, esperando a chance de um contragolpe fatal, que veio já nos acréscimos: Leo Gamalho, do meio campo, fez um lançamento precioso, de curva, pelo meio da zaga, achando o atacante Willians que entrava em velocidade; ele ganhou da zaga, livrou-se do goleiro e fechou o caixão: 3 x0.  Um belo gol, bem parecido com o quarto feito contra o Mogi Mirim, na Fonte Nova, os mesmos personagens.

*

Boa atuação da zaga tricolor, melhor a estreia do lateral esquerdo Marlon, conhecedor da posição. Pittoni no meio, comandando e, na frente, Gamalho, atuando com inteligência. 

**

Na próxima sexta, 21h50, na Fonte Nova, o Bahia recebe o Paraná.


**

 Ufa! Goleada!

  Na noite de sexta, menos de três mil viventes foram ao Barradão presenciar um triunfo do Vitória na Toca do Leão, depois de dois meses e quatro partidas sem vencer em casa.

  De padrão novo - o vermelho e preto da camiseta em listas verticais, tipo Milan -, com treinador interino (Wesley Carvalho) e um novo espírito em campo o rubro-negro baiano goleou - 4 x 1 - o  Bragantino (SP), sem encontrar muita resistência.  A equipe já começou na pressão, marcando na frente e buscando o gol. Depois de algumas chances desperdiçadas, aos 8 minutos a defesa paulista ‘bragueou’ e Escudero pegou de longe, colocado, rasteiro, e o goleirão Douglas aceitou – 1 x 0. O time de Bragança até equilibrou, pelas facilidades oferecidas, mas nas raras vezes que chutou o eficiente Fernando Miguel apareceu bem. 

  Logo no início da segunda etapa o Vitória ampliou. O goleiro Douglas entregou e Rogério (que entrou no lugar de Escudero, machucado) passou a pelota para a conclusão de Élton, em posição de impedimento. Mas valeu, 2 x 0. Minutos depois, Rogério recebeu em profundidade o passe de Rahyner, livrou-se de Douglas e fez 3 x 0.  O Bragantino soltou-se um pouco, conseguiu fazer alguns bons ataques, teve um pênalti a seu favor, mas Fernando Miguel fechou a meta, mais uma vez. Aos 28’, Chico em velocidade pela direita, diminuiu – 3 x 1. O estreante lateral-direito Diogo Mateus, porém,  ‘fechou o caixão’, já aos 40’, com um belo gol de canhota, depois de deixar o marcador sentado: 4 x 1, selando a goleada. 

   Um bom placar para levantar o moral do grupo, amenizar a zanga do torcedor, dar uma subida na tabela de classificação... mas a equipe ainda precisa melhorar muito, arredondar a bolinha que está jogando.

*

   Destaques para o goleiro F Miguel, como de praxe, o esperto lateral Diogo Mateus, o primeiro tempo de Escudero e a vontade de jogar do garoto Flávio, meiocampista.

**

   Pela próxima rodada da Série B, o Vitória enfrenta o Botafogo (RJ), um dos favoritos ao título, no Engenhão, a casa do ‘fogão’ do goleiro Jefferson, titular da seleção. O jogo é sábado, às 16h30.  O time carioca é considerado um dos favoritos ao título da segundona, o jogo no Rio vai ser difícil.   

**

 É ou não é ?

  A polêmica da semana: David Luiz é ou não virgem ? Novo crente, o zagueiro do PSG andou postando nas redes que se guardava para o casamento. Pra quê ? A galera plugada e a imprensa sensacionalista europeia insinuaram nas manchetes que o becão de cabelos encaracolados é cabaço. O craque da seleção retou, no chutão : "Eu não sou virgem!" . Pronto, estamos salvos! 

   Mas, que mal lhe pergunte: Virgindade de que lado assim o senhor fala?

*

   Tirado da coluna de Veríssimo:

“... Futebol é uma religião no Brasil. Ele  nos empolga ou nos consola, e muitas vezes dá sentido às nossas vidas, como a religião”.

Sim.