Esporte

Avaí vence o Flamengo e põe time rubro-negro na zona de rebaixamento

Com o resultado, o Flamengo completou três jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro
Agência Globo , Rio de Janeiro | 24/05/2015 às 19:24

A derrota do Flamengo para o Avaí por 2 a 1 teve influência direta da arbitragem, que validou um gol ilegal, porque a bola já estava fora de campo quando foi cruzada. Mas isso não redime o rubro-negro de uma péssima atuação, sobretudo no primeiro tempo, quando criou apenas uma chance real de gol. Sem ficar à frente do placar, a equipe da Gávea chegou a empatar, mas levou logo depois o golpe derradeiro, que pôs o time na zona de rebaixamento.

Com o resultado, o Flamengo completou três jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. O ambiente, que era de pressão, deve ficar insuportável até que o time reaja e consiga pelo menos uma vitória. Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Fluminense, no Maracanã. Na quarta-feira, o rubro-negro recebe o Náutico no Maracanã na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Nos bastidores, cresce a insatisfação com o trabalho do técnico Vanderlei Luxembrugo, que está sob ameaça de demissão. Nos últimos sete jogos oficiais, o Flamengo conseguiu apenas uma vitória. No Brasileiro, o time tem um ponto em três jogos.

O primeiro tempo mostrou porque os times já lutam para escapar da zona de rebaixamento com apenas três rodadas. Em toda a etapa, o Flamengo, com três volantes escalados no meio-campo, foi capaz de criar apenas uma jogada. Aos cinco, Canteros lançou Alecsandro na área onde o atacante dominou e chutou à esquerda do gol de Vagner.

Depois desse lance, os times brigaram pela e com a bola. Muitos lances terminaram com um jogador no chão, caído, ou com a bola nas alturas, isolada. A falta de técnica e objetividade de ambos refletia a falta de um jogador que fosse capaz de armar jogadas. Nenhum dos dois possuía esse talento ontem.

Com três volantes escalados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, a estratégia do Flamengo era não deixar o Avaí jogar, mas quem não teve capacidade de fazer a bola rodar de pé em pé, tramar jogadas, e dar ao público o espetáculo que ele merecia, foi o próprio rubro-negro.

— O jogo está pegado, e o campo, encharcado — disse Gabriel, preferindo pôr a culpa nas condições do gramado e ignorar a limitação técnica do Flamengo.

Na virada do tempo, o jogo melhorou e os gols saíram de jogadas aéreas, recurso que cabe quando a bola não rola com facilidade entre os jogadores. O Avaí entrou bem mais ligado. E abriu o placar com um minuto. Após uma bola levantada na área, Antônio Carlos cabeceou e a bola rolou pela área, passando por Wallace, Alecsandro e Marcelo até que Hugo conseguisse empurrar para as redes : 1 a 0.

Relaxado, o Avaí abriu a guarda e levou o gol de empate quatro minutos depois. Também através de uma jogada de bola parada. Canteros bateu o escanteio, Cáceres chutou e Vágner fez grande defesa. No rebote, Gabriel concluiu.

Quando os times não ajudam a dar emoção ao jogo, cabe à arbitragem dar a sua contribuição. Sob o comando do juiz paulista Raphael Claus, o trio validou gol ilegal de Hugo, aos 16. Antes de o jogador concluir para o gol, Anderson Lopes pegou a bola depois da linha de fundo, quando ela já havia ultrapassado os limites de campo. Ele cruzou e Hugo completou enquanto a defesa rubro-negra reclamava da saída da bola.

No último lance, aos 48, Luiz Antônio bateu falta no canto e Vagner defendeu. No rebote, Paulinho cabeceou e o goleiro fez nova defesa. Fim de jogo.