Esporte

Olha o bode aí gente! Domingo tem decisão, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Frango do goleiro do Bahia contra o Ceará teve grande repercussão na midia
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 24/04/2015 às 11:40
Bahia treina para pegar o Vitória da Conquista na decisão
Foto: ECV
Domingo à tarde começa a decisão do Campeonato  Baiano 2015 com o primeiro duelo do confronto entre Vitória da Conquista, invicto na competição, e Bahia, no estádio Lomanto Jr. Nas cidades do Sudoeste  baiano não se fala noutra coisa. Os mais de 12 mil ingressos colocados à venda  já foram vendidos.

 É o jogo mais importante da história do time conquistense, que nunca antes havia chegado a uma final de ‘baianão’. A equipe está focada na busca desse título inédito. É possível ?

  *

 Olhe o ‘bode’ aí !

   Claro que é possível dar ‘bode’. Futebol é jogo de bola, se decide no campo. O Vitória da Conquista já derrotou o mesmo Bahia este ano, no começo do campeonato, 2 x 0. Enquanto o tricolor se desgasta em jogos decisivos seguidos pelo Baianão, Nordestão e Copa do Brasil, os conquistenses treinam e se preparam para o confronto direto, há dias, focados. A equipe tem entrosamento, joga coletivamente, conhece bem o gramado alto do Lomantão e a torcida vai ferver o caldeirão. 

  O “bode”, verdão, possui um bom e experiente goleiro, o colombiano Viáfara, que costuma jogar bem e fechar o gol contra o  tricolor desde os tempos em que jogava no Vitória da capital; Uma zaga capitaneada pelo veterano Sìlvio, o ex-tricolor Fausto no meio campo, o rodado goleador Tatu, time  mesclado com jovens revelações como o meia Maicon ... 

   Não, não é um time bobo e pode aprontar, sim. Taticamente, o Conquista joga fechadinho, atacando em contragolpes velozes pelos lados, com dois laterais impetuosos, pega duro na marcação e costuma chutar muito, arriscar sempre de longe. Treinam muito.  Será o jogo da vida de cada um desses jogadores, privilegiados com essa final. O jogo da Taça será na Fonte Nova, Salvador, no domingo seguinte. É fundamental, pois, que façam o placar favorável em casa e vão dar a vida por isso. 

*

  Espinha quebrada

  Pela história, pela camisa, pela qualidade e valor individual do plantel poderíamos dizer que o tricolor da capital, dono da maior torcida do estado, é o favorito. Mas a equipe treinada por Sérgio Soares, que vinha sem perder há 16 jogos e estava invicta este ano na Fonte Nova, sua casa, na noite de quarta-feira teve sua  boa sequência quebrada, diante de mais de 41 mil devotados torcedores em festa, perdendo de 1 x 0 para o Ceará, pelo primeiro duelo da decisão do Nordestão 2015.

 Esse resultado amargo tanto pode servir de estímulo como de preocupação para essa outra decisão contra o Vitória, o da Conquista. Vencer, então, virou obrigação e aí mora o perigo. O grupo, em campo, mostra exaustão com a sequência de jogos e a cobrança por resultados.

*

  O frango fatal 

 Não que a equipe tricolor tenha feito uma partida tão ruim contra o Ceará, longe disso. Mesmo com alguns jogadores em noite de pouca inspiração, foi uma partida equilibrada. Em boa parte do jogo o ‘Vovô’, com um grupo mais vivido, mais entrosado e acostumado com decisões  trocou mais passes, controlou o ritmo no meio campo, mas ameaçou muito pouco a meta tricolor;  O Bahia criou bem mais chances de gol. O 1 x  0 foi obra do acaso, numa jogada de contragolpe bem desenhada pelo lado direito ofensivo que o meia Ricardinho finalizou pelo meio, fraco e mascado, em cima do goleiro Jeanzinho, que deixou a bola passar por entre as pernas, no frango mais descarado visto na nova Arena Fonte Nova. Acontece. 

*

   O tricolor entrou em campo com uma defensiva jovem demais, verde, inexperiente em decisões e, por isso, muito nervosa, a bola queimando nos pés. Jean, Robson e Patrick mal saíram das divisões de base e Tony e Talles, um pouco mais rodados, também são garotos ainda. Isso forçou a que os apoiadores Souza e Pittoni jogassem muito recuados, dando suporte aos zagueiros mais jovens, não apoiaram tanto, não chegaram mais na frente como é de costume.  Pittoni foi o melhor dos tricolores em campo.

   No mais, um primeiro tempo ruim de ver, truncado, sem sequência, com muitas faltas marcadas e uma arbitragem infame, sem critérios, sem pulso. Na segunda etapa o jogo fluiu mais, foi mais jogado e as chances apareceram.  O triunfo cearense deveu-se ao erro fatal de Jean, a aplicação tática e a malandragem, o maior amadurecimento dos atletas do Ceará.  Vale destacar que a defesa do ‘Vô cearense’ é a menos vazada da competição. 

  Porém, nada está decidido, pois a decisão tem 180 minutos e somente 90 foram jogados. Tudo pode acontecer em Fortaleza, na próxima quarta-feira, o jogo da taça. A rivalidade é antiga e as duas equipes são bem equilibradas. O tricolor, até pela sua história, não vai tremer. 

**

   O ‘pai-pai’ goleiro

  Ao chegar em casa, na madrugada de quinta, o goleiro Jeanzinho deve ter ouvido do papai Jean, goleiro que foi ídolo no Bahia e no rival Vitória: “ Meu filho, a pior bola para um goleiro é aquela que parece fácil ! Não baixe a crista, também levei meus frangos, assim é a vida de goleiro”.

*

  Boa atitude do experimentado goleiro Viáfara, passando uma mensagem e dando força para Jeanzinho, após o frangaço. Bonito.  Ou já faz parte da malícia, da catimba do goleirão ?

*

  O torcedor não vaiou o jovem goleiro, quem tem apenas  19 anos e muito futuro, mas fica uma pulga atrás da orelha:

- Omar virou a terceira opção depois de atuações bisonhas, meio alerdado; o Douglas Pires é esperto, faz boas defesas mas sai muito adoidado nas bolas altas e falhou feio num dos gols do Sport, na Fonte Nova, deixando o torcedor cabreiro; agora...  o Jeanzinho leva um peru por debaixo da saia, comprometedor.  

Temos goleiro para a série B ? Questiona o torcedor. Entendo que, nesse instante, o goleiro titular deve ser Douglas Pires, tendo Jeanzinho como segundo opção.  Até gostaria de ver um revezamento de goleiros, como fazem os grandes clubes europeus, mantendo-os ligados e em condições de jogo, sempre.

*

Aliás, a derrota para o Ceará foi boa para mostrar que a equipe não está pronta para a dura disputa da Segundona. Faltam laterais pelos dois lados, um centroavante mais veloz, mais ágil e mais finalizador que o Leo Gamalho e meias de qualidade que possam substituir à altura o Maxi, Kieza, Souza...  Fortalecer o elenco é necessário, até porque a campanha é longa e desgastante. Além do que os jogos da segundona são pegados, com arbitragens sofríveis.

**

  Finais Estaduais 

  Nesse domingo começam os duelos decisivos dos estaduais, país afora, apontando os campeões.

 Em São Paulo, Santos x Palmeiras; no Rio de Janeiro, Vasco x Botafogo; Grêmio x Internacional no RGS; Atlético MG x Caldense em Minas Gerais e Ceará x Fortaleza. 

**

  Libertadores

  Cinco times brasileiros continuam na disputa da Copa Libertadores das Américas, a mais importante competição do continente. Tabela das oitavas de final, jogos de ida e volta, dias 6 e 13 de maio:

- Internacional X Atlético (MG); Cruzeiro X São Paulo  - confrontos brasileiros. 

  Corínthians x Guarany (Paraguai); Boca Júniors x River Plate (clássico argentino); Santa Fé (Colômbia) X Estuudiantes (Arg) ; Racing (Arg) X Montevideo (Uru) ; Tigres (Méx) X Universitário Sucre (Bol); Nacional (Colômbia) X Emelec (Equador).

**

Liga dos Campeões

Foram  decididos nesta sexta-feira pela UEFa, em sorteio, os confrontos semifinais da Liga dos Campeões da Europa, a competição de clubes mais badalada do planeta, com dois times espanhóis, um alemão e um italiano, os melhores do mundo (?). 

Em ação, astros como Messi, Neymar, Iniesta, Cristiiano Ronaldo, Kross, Benzema, Muller, Robben, Schwazenteigger, Pirlo, Pogba ...   a nata.  Eis os duelos:

- Juventus X Real Madrid – o primeiro duelo no dia 5 de maio, em Turim. O segundo em Madrid, dia 13.

- Barcelona X Bayern Munique – o jogo de ida na Alemanha, no dia 6 de maio; a volta na Espanha, dia 12.

O jogo final, decisão da taça, acontecerá em Berlim, dia 6 de junho.  


**

Duas boas notícias:

- A equipe sub-17 do Vitória bateu o São Paulo pela Copa do Brasil da categoria e segue na competição. O próximo adversário é o Flamengo. A equipe titular, em recesso forçado, continua treinando forme e anunciou a contratação do lateral esquerdo Diego Renan, do Cruzeiro, que andou emprestado ao Vasco, agora sem vez;  não joga desde novembro do ano passado. Na posição, o rubro-negro tem Euller, Mansur, Jean ...  seria essa a prioridade?

- A Jacuipense, acreditem, bateu o Paraná pela Copa do Brasil, fora de casa ( 1 x 0, gol do veterano Nadson). Com o primeiro jogo, no interior baiano, deu Paraná ( 1 x 0), a decisão foi para a cobrança de penalidades; o goleiro Edvando defendeu uma e Nadson converteu a dele, classificando a Jacu. A moçada comemorou o feito como se fosse um título de campeão. Claro.