Esporte

Judô brasileiro uniformiza regras que vão valer até as Olimpíadas Rio

Mudanças nas regras visam unificar a linguagem do esporte
Setre Ascom | 28/03/2015 às 19:58
Professor José Pereira discorre sobre as novas regras do Judô
Foto: Setre Ascom

De Roraíma ao Rio Grande do Sul as regras do judô devem estar uniformizadas a partir desta segunda-feira 30. A determinação é da Gestão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que promove neste final de semana (28 e 29), o I Seminário Nacional de 2015, nas dependências do Centro Pan-Americano de Judô, na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, Bahia. 

Estão reunidos no centro, que hoje integra a Rede Nacional de Treinamento, árbitros de nível internacional e diretores de arbitragem de 25 federações estaduais dentre eles, o árbitro José Adelino, do estado do Espirito Santo (ES). “É sempre bom fazer uma reciclagem nos conhecimentos e estar focado nas novidades que nos são apresentadas”, comemora.

Durante dois dias, Adelino e seus companheiros vão receber orientações recentes da Federação Internacional de Judô (FIJ) para este esporte, que já trouxe ao Brasil um total de 19 medalhas olímpicas. O encontro foi aberto pelo 1ºvice-presidente da CBJ, Marcelo França, também gestor administrativo do CPJ, que falou em nome do presidente Paulo Wanderley Teixeira.

Padronizar - Para o professor José Pereira, gestor Nacional de Arbitragem da CBJ, o objetivo do encontro é atualizar os participantes sobre as novas regras já determinadas pela Federação Internacional de Judô (FIJ). 

“Desde as Olimpíadas de Londres em 2012 que estamos debruçados sobre as regras do judô para dar uma padronização final. E o resultado deste trabalho coletivo está sendo repassado agora para este grupo especial, que terá a missão de multiplicar em seus respectivos estados”, informa.

As mudanças ou alterações nas regras visam unificar a linguagem do esporte. “O interesse é que sigamos uma linha única de Roraíma ao Rio Grande do Sul. As alterações são pequenas, porém significantes para os 30 artigos, que regem a competição”, justifica.

Validade - As novas regras do judô terão validade até as próximas Olimpíadas Rio 2016. “A depender das necessidades elas poderão ser ou não alteradas”, acena o professor Paulo Pereira.

As mudanças nas regras foram orientadas pela FIJ porque a entidade percebeu pequenas distorções que, no futuro, poderiam ate descrendenciar o esporte como competição olímpica. 

”Estávamos fazendo uma série de lutas, dentro do judô, que poderia nos trazer sérios prejuízos “, avalia o gestor nacional de Arbitragem da CBJ.

O professor Jeferson Vieira – responsável pela exposição do conteúdo aprovado pela FIJ - foi muito claro ao exigir dos árbitros e diretores de arbitragem que não inventem nada. 

“Como multiplicadores espero que vocês reproduzam o aprendizado desse final de semana”. E acrescentou: “Se hoje estamos entre os melhores da arbitragem do judô no mundo, é porque nós seguimos à risca, a regra deste esporte”, declara.

Com ajuda do arbitro internacional e também especialista em Tecnologia da Informação da CBJ, Marson Albani, o professor Jeferson Vieira apresentou o “vídeo-replay” como a principal ferramenta da arbitragem para dirimir duvidas nas competições.

“Este seminário nacional é para colocarmos numa mesma direção a arbitragem brasileira do judô. Por isso, vamos enriquecer os nossos conhecimentos, seguindo as orientações emanadas pela FIJ”, comenta.

Neste sábado 29, pela manhã foi apresentada uma vídeo-aula no auditório do CPJ com o conteúdo apresentado dias 30 e 31 de janeiro, no Seminário Mundial de Arbitragem, realizado em Málaga, na Espanha. 

Amanhã 29, (domingo) será realizada a parte prática do seminário nos tatames do CPJ. Serão apreciadas as questões técnicas específicas, como a “demonstração de saída de área” e “atendimento médico”. 

O uso do sistema de vídeo-replay e o comportamento do árbitro de mesa serão debatidos pelo Professor Marson Albani. No encerramento será feito a entrega do Manual de Regras editado pela CBJ e de um DVD com o conteúdo técnico do Seminário. 

Calendário - O I Seminário Nacional de Arbitragem faz parte de um calendário de atividades que serão realizadas no CPJ ao longo de todo o ano de 2015, e que começou com a I etapa do Circuito Baiano em março.

Nos próximos dias (7 a 12 de abril) haverá concentração e Treinamento da Seleção Brasileira de Judô, masculino e feminino, com vistas ao Campeonato Pan-Americano 2015, a ser realizado em Edmonton, no Canadá, entre 23 a 28 de abril. 

Nesta atividade da CBJ estarão na Bahia os 14 (quatorze) titulares da Seleção Brasileira, 7 masculino e 7 feminino, incluindo a Campeã Olímpica, Sarah Menezes, os medalhistas olímpicos Felipe Kitadai, Rafael Silva, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Kethlyn Quadros e Mayra Aguiar. 

A campeã e vice campeã mundial , Rafaela Silva e Érica Miranda, respectivamente, e o campeão Mundial Luciano Corrêa. Outros importantes nomes e destaques internacionais como, Charles Chibana e Victor Penalber. 

Também participarão como convidados atletas da Federação Baiana de Judô (Febaju) e de outras federações estaduais. Esta atividade técnica promovida pela CBJ não será aberta ao público em geral.