Esporte

Projeto utiliza Bicicross em Salvador como ferramenta de inclusão

Vários talentos foram revelados em cinco anos de existência do Projeto
Comunicacao Cref13 , Salvador | 27/03/2015 às 19:28
Projeto Pedal
Foto: Comunicacao Cref13

“Até o momento sou o único atleta da Bahia oriundo da modalidade BMX que graduou no curso de Educação Física. Quando criei o Projeto Pedal, realizei o sonho de poder desenvolver a base do esporte Bicicross no Estado, que estava muito carente de novos adeptos. Através dos conhecimentos adquiridos no curso de Educação Física, estou conseguindo manter o desenvolvimento da modalidade de forma significativa, tanto no Projeto Pedal, quanto na realização das competições”, afirmou o Profissional de Educação Física, Leonardo Gonçalves (CREF 008697 - G/BA).

O sonho de Leonardo se tornou realidade, utilizando o conteúdo adquirido no curso de Educação Física, aliado a experiência como atleta de BMX. Hoje o Projeto, iniciado em 2010, atende gratuitamente 135 crianças, entre 03 e 17 anos de idade. “Tenho orgulho do meu trabalho, pois através desta profissão, tão importante, estou contribuindo para o desenvolvimento do Bicicross e para a formação de várias pessoas”, ressaltou Leonardo, que se formou em Educação Física na UNIME (Licenciatura e Bacharelado).

Vários talentos foram revelados em cinco anos de existência do Projeto. “Entre eles posso citar: Paola Reis, que conserva vários títulos, como o de bicampeã brasileira e bicampeã baiana na categoria elite feminina, além de campeã sul-americana e latino-americana. Outro destaque nacional oriundo do Projeto é Gabriel Reis, campeão baiano e da Copa Bahia na categoria elite masculina e também terceiro colocado no ranking nacional da categoria júnior”, contou Leonardo.

Além de ser um dos fundadores do Projeto Pedal e Profissional de Educação Física, Leonardo é atleta de BMX. “Treino na pista de BMX de Stella Maris e do Corsário, em Salvador, e também faço exercícios de musculação cinco vezes por semana, além de treinamento funcional” afirmou o jovem de 28 anos, que com tanta dedicação já conquistou diversos títulos ao longo da vida, como o de campeão brasileiro, campeão do ranking nacional, primeiro colocado no pan-americano e no sul-americano, campeão latino-americano, ouro na Copa Brasil, no nordeste brasileiro, continental, baiano e sétimo colocado no campeonato mundial.

BMX ou Bicicross é um esporte praticado com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra. Surgiu no final da década de 50 na Europa e se popularizou na Califórnia no começo dos anos 60. O esporte chegou ao Brasil na década de 70. A primeira pista foi construída no Guarujá, no litoral paulista, em agosto de 1978.