Esporte

4 Melhores definem o Baianão com VI de fora, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

O Bahia vai enfrentar o Juazeirense com 1º jogo em Juazeiro; e o Vitória da Conquista enfrenta o Colo Colo em Ilhéus
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 22/03/2015 às 19:36
Tite fez o seu de cabeça Bahia 4x0 Galicia e fez barriga de grávida com a bola
Foto: ECBAHIA

A rodada do fim de semana  foi  quente, com surpresas, reclamações, goleada e a definição dos quatro melhores times que disputarão o título de Campeão Baiano 2015, nas semifinais que começam dia 5 de abril. 

Eis os confrontos:

-  Bahia x Juazeirense ; Colo-Colo x Vitória da Conquista. 

 Bahia e Colo-Colo  têm vantagens nos duelos, pois jogam por dois empates e fazem o segundo jogo do ‘mata-mata’ em seus domínios. A grande surpresa é a ausência do Vitória na decisão, depois da derrota em casa diante do tinhoso Colo-Colo de Ilhéus. Ora, só o meia Jorge Vagner, do Vitória, ganha muito mais que todo o elenco ilheense. A torcida rubro-negra está tiririca. 

**

Nova goleada

Em menos de uma semana, dois jogos, o Galícia levou nove gols do Bahia e não fez nenhum.  Na tarde desse domingo, numa Fonte Nova com pouco público nas arquibancadas, o tricolor manteve a postura ofensiva do jogo anterior (em Pituaçu, Bahia 5 x 0 Galícia) e enfiou 4 x 0 sem fazer muita força, classificando-se com folga e ampla superioridade, mesmo poupando dois titulares absolutos: Kieza e Tiago Real, substituídos pelo dispersivo Williams e pelo garoto Rômulo.

O tricolor foi pra cima, apertando a marcação no campo adversário e criando chances desde que a bola rolou. Pôs o goleiro Dia para trabalhar muito, enfiou um balaço na trave (Rômulo) e demorou de fazer o primeiro gol, que saiu aos 31 minutos: Tony cruzou, Leo Gamalho cabeceou forte, Dida bateu roupa e Maxi Bianccuchi finalizou: 1 x 0. O segundo, aos 39’, foi um golaço de Maxi, em jogada individual, entortando a zaga e batendo forte: 2 x 0. Jeanzinho fez apenas uma e ótima defesa, numa cabeça contra do zagueiro Thales que quase o surpreende.

A equipe de Sérgio Soares voltou no mesmo ritmo, sufocando o Galícia na defesa. Dida trabalhando muito e chances perdidas.  Aos 19’, Titi completou forte, de cabeça, a cobrança de escanteio de Souza e fez 3 x 0. Daí, foi só administrar, trocar passes, gastar o tempo. Aos 41’ Tchô fechou o caixão, completando de prima para as redes mais um lance de cobrança de corner.   O tricolor sobrando. 

*

Atuações de destaque do lateral Tony, dos apoiadores Pittoni  e Souza, os donos da bola e Maxi Bianchucci, lépido, criativo. No Galícia o goleiro Dida trabalhou muito.

*

Pelo Nordestão, o tricolor enfrenta o Campinense, quarta-feira à noite, em Campina Grande, embalado.

**

Outras decisões:

- Teve confusão no final do jogo Jacuipense 1 X 3 Juazeirense, com agressão grotesca ao árbitro Arílson Bispo da Anunciação. Tudo porque no lance anterior ao terceiro gol do time das carrancas o árbitro teria deixado de marcar uma penalidade clara em favor do Jacuipense; na sequência, contragolpe, o juazeirense matou o jogo, de virada.  A equipe do norte do São Franncisco está nas semifinais e enfrenta o Bahia. 

- O pessoal do Bahia de Feira também lamenta e culpou a arbitragem de Jaílson Macedo pelo empate contra o Vitória da Conquista ( 2 x 2), no Lomanto Junior. Até porque o time feirense atuou bem e esteve à frente do marcador na maior parte do jogo, cedendo o empate já no final, assim ficando de fora das semifinais. O Vitória da Conquista duela com o Colo-Colo.  



**

O tigre de Ilhéus

liquidou o Leão

E não é que o Vitória está desclassificado do Baianão 2015? Num começo de noite outonal, sábado, Barradão com poucos torcedores, o danado  Colo-Colo de Ilhéus aprontou mais uma contra o rubro-negro da Capital. Lembre-se que foi ali mesmo que o Colo-Colo ganhou o título de 2006, numa virada inesquecível de 4 x 2.

Pois voltou a vencer a partida na casa do inimigo, de 2 x 0, derrubando-o das pretensões de recuperar a hegemonia estadual. Com um domínio absoluto na primeira etapa do jogo, o time do sul do Estado  suportou bem o assédio desbaratado do adversário na segunda etapa, levou bola no travessão, sufoco, o goleirão defendeu um pênalti cobrado pelo artilheiro-falador Neto Baiano e, heroicamente o time ilheense está entre os semifinalistas do campeonato. Merecedor. 

*

O Vitória fez uma primeira etapa pífia. Pra se ter uma idéia, só aos 42 minutos a meta do goleiro Valdson, cria das divisões de base do Bahia, foi ameaçada, com um chute forte de Neto Baiano cobrando falta da entrada da área, exigindo boa defesa do arqueiro que, até então, só espiava o jogo. Domínio total do Colo-Colo, marcando duro, saindo em velocidade nos contragolpes e apostando nos erros constantes de saída de bola do rubro-negro. 

Assim, aos 14 minutos, o goleirão Fernando Miguel aprontou uma lambança com o beque Ednei numa saída de jogo em tiro de meta, o baixinho Andrey roubou a bola e deixou o meia Jussimar de frente pro gol vazio: 1 x 0.  O time ilheense não arrefeceu, na pressão. Aos 19’, Jackson bateu forte uma falta acertando o travessão, o goleiro só espiando.  Aos 32, o mesmo Jackson, de falta, quase na linha da grande área, deu uma bomba de canhota, sem chances de defesa: 2 x 0. Restou um Vitória abatido e descontrolado em campo, vaiado no intervalo.

Na segunda etapa o que se viu foi um Colo-Colo recuado, fechadinho, combativo, na espera do contragolpe, e o Vitória desesperado, pra cima, tentando de toda forma, com bolas altas cruzadas, diminuir o placar.  Até os 30 minutos nem chegou perto do gol. Só com a entrada de Dackson em lugar do apagado Rahyner começou a ameaçar com bons chutas à distância. A melhor chance aconteceu depois que o árbitro Marielson Alves viu pênalti no enrosco de Neto Baiano com o zagueiro, aos 38 minutos. O mesmo Neto bateu e o goleiro Valdson, inspirado, defendeu. Daí foi sufoco e desespero, com um chute de Dackson carimbando a trave, duas boas intervenções do goleiro Valdson, a equipe do Colo-Colo já exausta, suportando heroicamente até o final.

Muitas vaias e pedido de intervenção na diretoria – “Fora Falcão” – por parte do torcedor rubro-negro, emputecido com a desclassificação inimaginável da equipe.  

*

Destaques no time vencedor para o goleiro Valdson,  o zagueirão Joadson que anulou Neto Baiano, o bom apoiador Leandro, incansável, o camisa 10 Jussimar, o ‘dono do time’ Marcone, ex-rubronegro, e o atacante Jackson, robusto e bom chute de canhota.

 No rubro-negro, escaparam o apoiador Flávio e o meia Dackson que entrou na metade do segundo tempo. Nos pareceu uma equipe  sem flama e nenhuma organização tática.

*

O Vitória vai ter de juntar os cacos e reencontrar  futebol para encarar o América de Natal, na quinta-feira à noite, pelo Nordestão, lá na Arena das Dunas (RN). Não será uma parada fácil.  Um tropeço desencadeará uma crise como há muito não se via nas hostes rubro-negras.



**

Deu Barça na Catalunha

Com quase cem mil pessoas lotando o Camp Nou, na Catalunha, o Barcelona venceu  (2 x 1) o Real Madrid em mais um jogaço das estrelas do Campeonato Espanhol. Com esse resultado o Barcelona abriu quatro pontos de vantagem sobre o grande rival de Madrid.

 Gols de Mathieu, de cabeça, no primeiro tempo. O Real empatou através de Cristiano Ronaldo, após passe de calcanhar de Benzema.  O Real foi melhor na primeira etapa, chegando mais na área adversária.    E estava mais à vontade em campo até que Dani Alves lançou e deixou Luiz Suarez de frente pro Casillas: 2 x 1. Daí em diante só deu Barcelona, com Neymar e Messi perdendo chances de ampliar.