Esporte

OH! MINAS GERAIS onde se joga o melhor futebol, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Rodada de cão para Bahia e Vitória neste final de semana que se aproxima
ZédeJesusBarreto , Salvador | 27/11/2014 às 20:24
Atlético MG campeão com todos os méritos
Foto: DIV

    Uai ! 2014 é o ano do futebol mineiro. Em Minas se joga o melhor futebol brasileiro.

    Se no domingo, com duas rodadas antes do final, o Cruzeiro sagrou Bi-Campeão brasileiro, com sobras e todos os méritos, na noite de quarta-feira, no Mineirão, o Atlético (Galo) ganhou pela primeira vez a Copa do Brasil, derrotando o grande rival ( 2 x 0 no Independência e 1 x 0 no Mineirão, gol de Tardelli) com soberba superioridade em campo. Indiscutível. 

  Quando todos esperavam que o Galo se encolhesse, pois tinha a vantagem de dois  gols, e  esperasse a Raposa  para golpear nos contragolpes...  Nada! O Galo atacou desde o começou, sufocou o rival e teve o domínio durante toda a partida. Um show de garra, vontade, ofensividade, estratégia de jogo. Palmas para o treinador Levir Culpi. Lições de um Galo campeão.

   Um gostinho de inveja. Enquanto os mineiros brilham com dois campeões legítimos, nós baianos caindo para a segundona, a Série B, com um futebol desclassificado. 

   Teremos algum dia um Ba x Vi  decidindo um título nacional?  Entristece.

**

   Uma penúltima rodada do cão para a dupla Ba Vi, no fim de semana. 

Começa no sábado, em Manaus, com o clássico rubronegro Flamengo x Vitória.  Ao vermelho e preto baiano, na zona de rebaixamento, só lhe resta vencer o jogo e torcer para o Palmeiras levar chumbo do Internacional, em Porto Alegre.  Não será fácil. O torcedor manauara é flamenguista, fala-se em ‘mala branca’ de dinheiro palmeirense para incentivar os jogadores do time carioca e o treinador Luxemburgo deu entrevistas jurando que o Mengo vai entrar rachando, pra ganhar. No mais, as arbitragens têm se mostrado bem orientadas para, no possível, contribuir com resultados que favoreçam Palmeiras, Coritiba e Botafogo (essa já com missa encomendada).   Jogo de vida ou morte pro Vitória, sem dúvida. 

*

  O Bahia, já virtualmente rebaixado hoje, é bem possível que entre em campo para enfrentar o Grêmio, no domingo, matematicamente desclassificado para a Série B, a depender de alguns resultados  da rodada que começa no sábado.  Mesmo que tudo pareça favorável, será muito difícil, com o futebol que vem apresentando, o Bahia ganhar do Grêmio na Fonte Nova. A retrospectiva da equipe diante de seu torcedor é infame. Mas...    

Nas hostes do tricolor baiano parece que a disputa pela presidência de clube, dia 13 de dezembro, interessa mais, a essa altura do campeonato.   A equipe tem tomado gols fáceis - Lomba está numa fase horrível, eleito o pior goleiro da competição, pela revista Placar.  E, pior, o time tem uma  dificuldade gigantesca em fazer gols, em chutar no gol adversário. Daí, não esperemos ‘milagres’.  Até porque o Grêmio é um time difícil de ser batido, fora ou dentro de casa, e vai jogar sério pois almeja ficar entre os primeiros classificados e se credenciar para a Libertadores no próximo ano.  Felipão no banco é garantia de jogo duro e pesado. 

*

O governo do Estado entregou à cidade, na terça-feira, o novo ginásio de esportes de Cajazeiras, com capacidade para 2.500 pessoas, quadra profissional (vôlei, basquete, handebol) alojamentos com 28 leitos, três vestiários, cantinas, internet, parque infantil, campo de futebol anexo, nos conformes. Mesmo com o atraso, valeu! Mas continuamos sem um ginásio com capacidade ( seis mil lugares) para receber os jogos oficiais de nossa seleção (vôlei feminino e masculino, por exemplo). Continuamos a pensar pequeno e fora das decisões em grandes competições.  Que furada! 



*

Eis  os nomes dos que pretendem  concorrer à presidência do Bahia em eleições marcadas para o dia 13 de dezembro, o dia de Santa Luzia – que ela alumie !

-  O radialista e ex-empresário de jogadores Antonio Tillemont, do ramo. 

- O empresário Rui Cordeiro, bem sucedido, já se candidatou anteriormente; tem cacife. 

- O engenheiro civil Olavo Fonseca Filho, candidato do grupo Associação  Bahia Livre, que reúne nomes conhecidos de conselheiros e  sócios ativos como Jorge Maia, Fernando Jorge, Reub Celestino, Nestor Mendes, Virgílio Elísio ...  O grupo é politicamente forte.

-  O jornalista Marcelo Sant’ana, 33 anos, que se apresenta com o aval de dois integrantes de peso da atual diretoria: Vallton Pessoa e Sidônio Palmeira; um nome da chamada ‘situação’? 

- Surpreendeu a todos o lançamento do nome de Nelsival Menezes, que nos anos 70 e 80 trabalhou com êxito no clube como preparador físico e treinador das divisões de base; um cara decente mas andava afastado ... Representa alguma corrente política do clube? 

-  Outro, o Marco Costa, sabemos que trabalhou na administração de Petrônio Barradas, tem ligações com Paulo Maracajá e também com os Marcelos Guimarães da Ribeira.

-  Ainda concorrem o ‘líder’ da torcida uniformizada Terror Tricolor, o Sr Ronei Carvalho e o folclórico Binha de São Caetano - quem estaria por trás, bancando essa candidatura de Binha, pelamôdedeus? E com que intenções?

 Fartura de opções, pois. Ouçamos o que os candidatos têm a nos apresentar como propostas.  O Bahia precisa de um choque de postura, de mentalidade.  Será ?  

**

   Estão escolhidos os grupos da Copa América 2015, que acontecerá no Chile, entre os dias 11 de junho a  4 de julho.  

   O Brasil é cabeça do grupo C, que tem ainda a Colômbia de James Rodrigues, Falcão Garcia, Cuadrado e o malhado Zuñiga, aquele que joelhou pelas costas e tirou o Neymar da Copa 2014. Completa o grupo o Peru e a Venezuela.

O grupo B tem a Argentina, Uruguai, Paraguai e Jamaica. O grupo A : Chile, México, Equador e Bolívia.  O Brasil estreia contra o Peru, dia 14.

**

   Na quinta a FBF divulgou os dois grupos dos times que disputarão o Campeonato Baiano 2015, que começa em fevereiro (Janeiro será para a pré-temporada). Bahia e Vitória são cabeças e chave, óbvio. 

Grupo A :  Bahia, Bahia de Feira, Colo-Colo de Ilhéus, Galícia, Juazeirense, Serrano 

Grupo B :  Vitória, Catuense, Feirense, Jacobina, Jacuipense, Vitória da Conquista 


**

   É delicado o estado de saúde do cidadão Édson Arantes do Nascimento, 74 anos,  aquele que encarnava em campo a entidade Pelé, o Atleta do Século XX, o maior jogar de futebol da história. Está internado com complicações renais.