Esporte

DUNGA só convoca europeus para seleção e dá nova oportunidade a Lucas

vide
Da Redacion , Salvador | 23/10/2014 às 11:00
Lucas foi rifado por Felipão e tem nova chance na seleção
Foto: DIV
   Dunga voltou a convocar o selecionado nacional, desta vez para os últimos amistosos da equipe em 2014. Nesta quinta-feira, o treinador anunciou a lista dos 23 convocados para os confrontos contra Turquia (dia 12 de novembro, em Istambul) e Áustria (18 de novembro, em Viena) e revelou algumas novidades. 

  A primeira delas foi quanto ao critério de convocação: para evitar desfalques nos clubes em reta final da temporada, não chamou nenhum atleta que joga no futebol brasileiro. Assim, anunciou somente nomes do futebol europeu e acabou chamando alguns atletas que não vinham tendo oportunidades na Seleção Brasileira, como  Lucas, Casemiro, Luiz Adriano, Douglas Costa e Roberto Firmino.
 
 “Estudamos a melhor forma de conciliar as necessidades da Seleção com a de todos os clubes que disputam os diversos campeonatos em andamento no País. Nesta oportunidade, mais uma vez em meu nome e da diretoria da CBF, queria a agradecer a colaboração e compreensão dos dirigentes esportivos e técnicos que trabalham no Brasil”, afirmou Marin, presidente da CBF

  Surpresa: A principal delas foi Lucas, que perdeu espaço ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari, não disputou a Copa do Mundo e foi lembrado pela última vez em setembro do ano passado, quando ficou no banco de reservas contra a Coreia do Sul e jogou apenas o primeiro tempo diante da Zâmbia. De lá para cá, o atacante de 22 anos melhorou seu rendimento no Paris Saint-Germain e, agora, ganhou mais uma oportunidade.

Outro nome que também surpreendeu foi o de Casemiro. O ex-volante de São Paulo e Real Madrid é titular no Porto e vem agradando a torcida portuguesa. Ele ocupará a vaga que naturalmente seria de Elias. Também houve espaço para as convocações de Douglas Costa e Luiz Adriano, companheiros de ataque no Shakhtar Donetsk. O último deles fez história na última terça-feira, quando igualou Lionel Messi e anotou cinco gols em uma partida de Liga dos Campeões da Europa.

Por fim, porém, o nome mais inesperado foi o de Roberto Firmino, jovem atacante de 23 anos que foi revelado pelo Figueirense em 2009 e que, dois anos depois, transferiu-se para o Hoffenheim, da Alemanha. Habilidoso, o canhoto veste a camisa 10 da equipe europeia e, no ano passado, chocou o país ao terminar a temporada como quarto maior artilheiro da Bundesliga, com 16 gols, e como o segundo líder em assistências, com 12. Em 2014, ele já entrou em campo 11 vezes e anotou três tentos.

Confira, abaixo, a lista de convocados por Dunga:


POSIÇÃO JOGADOR CLUBE
Goleiro Rafael Cabral Napoli (ITA)
Goleiro Neto Fiorentina (ITA)
Goleiro Diego Alves Valencia (ESP)
Lateral Mário Fernandes CSKA Moscou (RUS)
Lateral Danilo Poto (POR)
Lateral Alex Sandro Porto (POR)
Lateral Filipe Luis Atlético de Madrid (ESP)
Zagueiro David Luiz PSG (FRA)
Zagueiro Marquinhos PSG (FRA)
Zagueiro Miranda Atlético de Madrid (ESP)
Zagueiro Thiago Silva Paris Saint-Germain (FRA)
Volante Luiz Gustavo Wolfsburg (ALE)
Volante Fernandinho Manchester City (ING)
Volante Rômulo Spartak Moscou (RUS)
Volante Casemiro Porto (POR)
Meia Oscar Chelsea (ING)
Meia Willian Chelsea (ING)
Meia Philippe Coutinho Liverpool (ING)
Meia Roberto Firmino Hoffenheim (ALE)
Atacante Lucas Paris Saint-Germain (FRA)
Atacante Neymar Barcelona (ESP)
Atacante Luiz Adriano Shakhtar Donetsk (UCR)
Atacante Douglas Costa Shakhtar Donetsk (UCR)
Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda