Economia

ESTADO PORTUGUÊS FICA COM 72.5% CAPITAL DA TAP PARA EMPRESA TER FÔLEGO

Com informações dos portais Publico e DN
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/07/2020 às 18:41
TAP como empresa que representa a coesão nacional
Foto: DN
O  Estado vai ficar com 72,5% do capital da TAP, “assegurando o controlo da empresa”, anunciou esta quinta-feira à noite o ministro das Finanças, João Leão, em conferência de imprensa.

“O Estado passa a ter um papel determinante na TAP” e fica desbloqueado o empréstimo de 1.200 milhões de euros, informou o ministro das Finanças. “É um investimento muito importante para que a TAP continue a ser um instrumento de coesão nacional”, afirmou João Leão.

O ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, também esteve presente na conferência de imprensa e referiu que o acordo “foi atingido, ainda está concretizado, estará quando todos os documentos estiverem assinados”. No entanto, o ministro disse que podia falar “com confiança” de um “acordo importante” e de uma “boa solução” para a TAP.

A nacionalização “esteve em cima da mesa”, mas não era a “opção inicial” do Governo e “não chegou a ser necessária”, acrescentou Pedro Nuno Santos.

Governo aprova injeção de 1.200 milhões na TAP

O Governo aprovou hoje a injeção de 1.200 milhões de euros na TAP, depois de ter chegado a um acordo de princípio com os acionistas privados, foi hoje anunciado no final do Conselho de Ministros.

O anúncio foi feito pelo ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, numa conferência de imprensa depois de uma reunião do Conselho de Ministros, que durou todo o dia, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, onde estavam também presentes o ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Caso o acordo de princípio seja frustrado, a ministra da Presidência esclareceu que o Conselho de Ministros reunir-se-á "imediatamente" para aprovar a nacionalização da companhia aérea.