Economia

COM DERROTA DO GOVERNO MACRI NA ARGENTINA DÓLAR CHEGA A 60 PESOS

COM INFORMAÇÕES DO EL CLARIN
Da Redação ,  Salvador | 12/08/2019 às 13:18
Dolar dispara na Argentina
Foto:

Poucas horas após a consumação do esmagador triunfo de Alberto Fernández nas eleições primárias diante do presidente Mauricio Macri, a primeira reação do mercado deixou claro que não serão horas fáceis para a economia do país. No varejo, o dólar já está sendo vendido por cerca de US $ 60, quinze pesos a mais do que o preço de sexta-feira.

Mas há espaço para a subida continuar porque, no mercado atacadista, onde operam bancos e grandes empresas, em poucos minutos ela atinge um salto de 33% e já é vendida por US $ 60,40.

Em sintonia, as ações e títulos argentinos listados em Nova York entram em colapso com quedas de até 60% para bancos como o BBVA e a Galícia, enquanto os bônus caem para 8%. Assim, o risco-país, que mede a sobretaxa que a Argentina paga para tomar emprestado, já está subindo 5% e está em 904 pontos-base. Tudo indica que esse índice continuará a aumentar com o passar das horas.

Em um dia complicado, os sites de homebanking de várias entidades estão em baixa, dificultando as operações. Entre eles o do Banco Nacional, que no início da roda estava vendendo o dólar a US $ 51,50.

As empresas de ações também haviam ajustado seu preço da moeda dos EUA imediatamente depois de conhecer os resultados do PASO.

Na sexta-feira, a moeda permaneceu estável, com um preço médio de US $ 46,57 à venda, segundo dados oficiais do Banco Central.