Economia

Seminário debate empreendedorismo feminino em Lauro de Freitas

Fortalecimento do empreendedorismo feminino em Lauro de Freitas é debatido em seminário
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 23/07/2019 às 10:35
Seminário debate empreendedorismo feminino em Lauro de Freitas
Foto: Danilo Magalhães
Com o tema “A importância da participação da mulher nos empreendimentos e desenvolvimento local”, o seminário, realizado na noite desta quinta-feira (18) no Cine Teatro de Lauro de Freitas, trouxe para o centro do debate as dificuldades e os avanços alcançados pelas mulheres empreendedoras.
Também foram abordados assuntos como as experiências de sucesso da economia solidária implementadas na Bahia e em outros estados do Brasil, as políticas públicas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo social na busca por um desenvolvimento sustentável em contraponto ao sistema capitalista, que tem como objetivo único a geração de lucros para empresas e grandes corporações.
Os debates, que contaram com a participação do público presente, foram mediados pelo secretário Uilson de Souza, compondo a mesa com as palestrantes Sandra Faé, representante da Rede de Gestores da Economia Solidária; Ronalda Barreto, professora da UNEB com larga experiência na área de Educação, Políticas Públicas e Economia Solidária; Michele Fraga, representando a Secretária Estadual de Política para Mulheres, Julieta Palmeira; Helenira Meira, representando a deputada estadual Olívia Santana, que participou apenas de parte do seminário; e a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho.
No seminário realizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), a prefeita Moema Gramacho fez um balanço histórico das conquistas das mulheres, desde a instituição da constituição cidadã de 1988 até os dias atuais, ressaltando a necessidade de lutar diariamente por mais direitos.
A gestora também elencou algumas ações realizadas pela Prefeitura em prol do fortalecimento da economia solidária e do empreendedorismo feminino. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Lauro conta hoje com pouco mais de 5.600 microempreendedoras individuais, número muito próximo dos 5.700 homens que também são MEI.
“A criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao empoderamento feminino e o desenvolvimento justo e sustentável por meio da economia solidária são marcas da nossa gestão. Os bons resultados que temos obtido são prova de que o protagonismo feminino se expressa de diversas formas” concluiu a prefeita Moema Gramacho ao encerrar a sua participação durante o seminário que contou com o apoio da Bahiagás, SETRE e CESOL.
Ao final do evento, o secretário Uilson de Souza comemorou o sucesso do seminário “Quero agradecer às palestrantes por terem aceitado o convite para dividirem conosco todo o conhecimento que elas têm acumulado, e a todos que participaram e debateram conosco. Este evento é uma demonstração clara de que apesar de todas as dificuldades e dos inúmeros retrocessos promovidos pelo governo federal, temos conseguido desenvolver aqui em Lauro de Freitas, junto com a prefeita Moema Gramacho, um trabalho sério e comprometido com empoderamento feminino e o desenvolvimento local com inclusão social e sustentabilidade, através de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia solidária”, disse.   

 

Chefas de Família

Durante o seminário, Michele Fraga, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), apresentou um levantamento inédito lançado em março de 2018 pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) sobre famílias monoparentais, compostas por mãe solteira, separada, divorciada ou viúva, e seus filhos (as). De acordo com o levantamento, as famílias monoparentais são predominantemente chefiadas por mulheres negras (83,4%), com maior concentração em áreas urbanas (87,1%). Cerca de 30% delas recebe menos de R$ 178 por mês, valor que define a pobreza de acordo com o Ministério da Cidadania.