Economia

Salvador terá fim de semana de serviços assistenciais e de saúde

Bairros de Pirajá e Boca da Mata serão contemplados com Bolsa Família Móvel, feira social e outros benefícios
Secom Salvador , Salvador | 05/04/2019 às 18:46
Prefeitura intinerante
Foto: Bruno Concha/Secom

O Bolsa Família Móvel, serviço da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), já visitou 27 bairros de Salvador entre janeiro e abril de 2019. Neste sábado (06), a iniciativa estará no bairro de Pirajá, junto com o Gabinete da Prefeitura em Ação. O mutirão de serviços oferece ainda para a comunidade atendimento da Coelba, INSS, cartão do SUS, programa Primeiro Passo, Minha Casa, Minha Vida, SIMM (consultas de vagas de emprego), Codecon, e Balcão de Justiça, dentre outros.

A equipe do Bolsa Família Móvel realiza ações itinerantes nos bairros de Salvador com o objetivo de descentralizar o atendimento e facilitar a atualização dos benefícios, inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e esclarece dúvidas dos moradores das periferia. Ano passado, 208 bairros da capital baiana receberam o programa. Foram realizadas 1.952 atualizações de cadastros; 1.595 inclusões em programas sociais; além de 3.552 triagens.

De janeiro a abril deste ano, 27 bairros já foram visitados, com 311 atualizações de cadastros; 187 inclusões e 576 triagens. Segundo Télio Barroso, gerente de Gestão do Cadastro Único, Bolsa Família e Benefícios da Semps, o Bolsa Família Móvel facilita a vida da população que mais precisa do benefício. “A principal vantagem é levar os serviços ao cidadão, que não precisa dispor de tempo de deslocamento e dinheiro para ir ao posto do Comércio".

Feira - Neste domingo (07), é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em homenagem à data, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Boca da Mata realizará neste sábado (06) uma Feira de Saúde e Serviços, das 8h às 17h, no Centro Cultural Jaguaripe I. Trinta profissionais, entre psicólogos, enfermeiros, médicos clínicos e pediátricos, prestarão serviços de assistência, numa iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).