Economia

Leão entrega premiação aos vencedores do concurso Joia da Bahia

Melhor artesão foi escolhido na mostra de joalheria do Centro Gemológico da Bahia
Ascom SDE , Salvador | 22/03/2019 às 19:07
Leão entrega premiação aos vencedores do concurso Joia da Bahia
Foto: divulgação

O encerramento da I Mostra de Joalheria do Centro Gemológico da Bahia (CGB), nesta sexta-feira (22), contou com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), João Leão, que premiou os vencedores do concurso Joia da Bahia. A escolha do melhor joalheiro foi feita pelo público que visitou a exposição.

“Estou encantado com o trabalho realizado no Centro Gemológico, órgão ligado à SDE. A Bahia é o segundo maior estado em exploração de gemas no país, só perde para Minas Gerais, e a identificação, classificação e avaliação de gemas e joias feitas no Centro é atividade estratégica para este segmento econômico”, destacou Leão.  

O artesão Ieso Neves foi o primeiro colocado do concurso, com a peça anel “coração duplo em madre pérola”. A artesã Nina Lima ficou em segundo lugar, com a peça “escapulário sol e lua”. A terceira colocada foi Crista Conte, com o brinco “coração fisgado”. A mostra foi realizada por ex-alunos que tiveram oportunidade de expor e vender suas joias, adornos e pedras lapidadas.

O CGB, em parceria com o SENAI, promove cursos de formação e aperfeiçoamento profissional em joalheria, visando formar, qualificar, especializar e certificar profissionais para o setor joalheiro. O órgão fica na Ladeira do Carmo, no Centro Histórico, um dos principais pontos turísticos de Salvador.