Economia

Seminário internacional em Brasília tem como tema “Economia Criativa

Seminário internacional em Brasília tem como tema “Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento”

JPG , Salvador | 18/03/2019 às 19:12
Domingos Leonelli
Foto:


Nos dias 21 e 22 de março, será promovido o Seminário Internacional Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento, no Hotel Nacional, em Brasília-DF. O encontro visa ampliar a discussão sobre o tema, vinculando-o a soluções para os problemas mais candentes de segurança pública, educação e projeto de desenvolvimento.

A proposta é que a inclusão do tema em plataformas, projetos e programas de governos municipais, estaduais e federais impulsione crescimentos econômicos e progressos sociais.

“A economia criativa como estratégia de desenvolvimento e socialismo criativo como sonho, utopia moderna e revolucionária. É disso que o Partido Socialista Brasileiro está tratando como primeiro partido do país a adotar a economia criativa como um eixo estratégico em seu programa”, afirma o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

“Para tratar do tema, serão 12 palestrantes convidados – dez brasileiros, um de Portugal e uma da Colômbia – de áreas como economia, arquitetura, tecnologia e outras que incidem no tema central da Economia Criativa. Esse seminário, na verdade, é o cumprimento de uma etapa do processo de consolidação da Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento, que o PSB adotou no seu último congresso, em março de 2018”, explica o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli. “Nossa curadoria procurou trazer o que há de melhor na formulação teórica da Economia Criativa como estratégia”, completa.

“Nesse contexto onde aplicativos tomam o lugar que antes era de empresas físicas e seres humanos são substituídos por sistemas operacionais, precisamos repensar nosso modo de produção e definir quais os melhores caminhos para o Brasil. A economia criativa é uma consequência e uma alternativa a essas mudanças”, observa o presidente da Fundação João Mangabeira, Ricardo Coutinho.

O seminário é uma realização do PSB e da Fundação João Mangabeira, sob a curadoria do Instituto Pensar.

Saiba mais no hotsite do evento http://fjmangabeira.org.br/economiacriativa/