Economia

Novo secretário de Infraestrutura Hídrica traça parceria com Seagri

Parceria é em prol de mapeamento do uso do solo no Estado
Fernanda Chagas , Salvador | 14/02/2019 às 12:16
Novo secretário de Infraestrutura Hídrica traça parceria com Seagri
Foto: divulgação

Recém-empossado secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, sentou-se à mesa com o secretário de Agricultura, Lucas Costa, ocasião em que debateram a possibilidade de promover uma cooperação entre a Sihs e a Secretaria de Agricultura (Seagri) em prol de um mapeamento do uso do solo no Estado, incluindo o Portal da Água, de forma a interagir com instâncias federais. 

"Afinal, a água é um tema transversal e perpassa por todas as demais pastas do Governo. Sem falar, que temos um estado com dois terços de seu território no semiárido, então, as políticas públicas para a infraestrutura hídrica, para o esgotamento sanitário e abastecimento humano precisam ser pensadas de maneira estratégica, em conjunto com as cidades e de acordo com as especificidades de cada região", reforçou.

Ao reforçar que que o desafio que lhe foi imposto requer habilidade para somar, o novo gestor teve reunião ainda com os presidentes da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Marcus Bulhões e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, Rogério Cedraz, autarquias vinculadas à Sihs, com objetivo de ampliar os serviços e a busca por recursos. 

Graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Góes é natural de Salvador e atuou junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe e Brasília, sendo presidente da autarquia na capital federal.

Ingresso por concurso público, em abril de 2006, como Perito Federal Agrário no Incra, foi assistente técnico, chefe da Divisão da Obtenção de Terras, diretor de Programas e superintendente regional do Instituto no Estado de Sergipe entre 2012 e 2015. Assumiu a presidência da autarquia entre maio de 2016 e dezembro de 2018 e desde então vem contribuindo para a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água em assentamentos baianos.