Economia

Mindset Digital é discutido em evento em Salvador

Especialista explica o fenômeno
Comunicativa BA , Salvador | 05/10/2018 às 09:24

Com o avanço das tecnologias, diversas transformações estão em curso no mundo, no mercado, nas empresas e, diante de tantas mudanças, o perfil dos profissionais e das lideranças nas organizações também. O mindset do profissional contemporâneo nesse cenário de transformação e os desafios do líder num mundo cada vez mais digital são tema de uma das palestras que compõem a programação do 13º Congresso da ABRH Bahia nos dias 25 e 26 de outubro, no Bahia Othon Palace, em Salvador.

Quem vai abordar o assunto é o especialista em coolhunting e consultor em transformação digital com foco em pessoas, Rafael Comenale. Paulista, ele atua como consultor, facilitador e palestrante de Mindset e Transformação Digital, Sociedade Hiperconectada e Tecnologias e Futuro da Aprendizagem.  Para o especialista, falar em mindset contemporâneo significa tratar de uma mudança de mentalidade e da quebra dos paradigmas atuais na forma como enxergamos o mundo e nos relacionamos com ele.

Comenale acredita que ainda estamos muito vinculados à mentalidade linear da Segunda Revolução Industrial, do século XIX, e é preciso mudar essa forma de pensar. “Estamos vivenciando a quarta revolução industrial, com uma velocidade cada vez maior das informações e novas exigências nas empresas por uma gestão descentralizada, decisões colaborativas, engajamento, modelos mais ágeis de produção, com menos comando-controle, além de inovação e uma cultura de tolerância ao erro”, avalia.

Para o especialista, tais transformações impõem uma mudança nos modelos de organização social, de gestão, práticas e habilidades que parecem não responder aos desafios e demandas da contemporaneidade. “A mentalidade digital pede que mudemos a forma como enxergamos as coisas, conectamos os pontos e inserimos novos elementos para gerar soluções, produtos e serviços adequados para uma sociedade que vive, se comunica, consome, trabalha e demanda de um jeito digital”, afirma Comenale.

O especialista ainda afirma que essa mudança de mindset, com a transformação da mentalidade linear para uma digital, não será mais um diferencial competitivo e sim um conjunto de habilidades essenciais para quem quer continuar relevante no mundo que se modifica numa velocidade sem precedentes.

O 13º Congresso da ABRH vai reunir profissionais de Gestão de Pessoas da Bahia e outros estados para discutir esses e outros temas ligados à quarta revolução industrial. Com o tema “Pessoas e Organizações em um Mundo Exponencial”, o evento conta com palestras, workshops, painéis e minicursos. As inscrições podem ser feitas através do site do congresso (https://www.abrhba.org.br/13ocongresso).