Economia

Em Gentio do Ouro, 94 agricultores familiares recebem títulos de terra


O certificado garante, também, sucessão rural às famílias beneficiadas pelo documento
Da Redação , Salvador | 10/08/2018 às 16:54
Os beneficiados
Foto: Alberto Coutinho

Títulos de terra foram entregues a 94 famílias de pequenos agricultores de Gentio do Ouro, no centro-norte baiano, nesta sexta-feira (10). O documento, um dos instrumentos do ‘Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal’, assegura segurança jurídica e permanência no campo com qualidade de vida. 

O certificado garante, também, sucessão rural às famílias beneficiadas pelo documento. De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), Jeandro Ribeiro, o título de terra dá a segurança para o agricultor de uma linha sucessória. Com o certificado, a propriedade passa a ser da família, o que contribui na redução dos índices de evasão do campo. 

Outras vantagens

Ter acesso a financiamento junto a instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além de aquisição de bens duráveis, também são ganhos de quem conta com o título. 

O 'Bahia Mais Forte, Terra Legal' viabiliza ações integradas e descentralizadas para a regularização fundiária de terras públicas, rurais e devolutas ocupadas e beneficiadas por agricultores e agricultoras familiares nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.