Economia

SINDAE anuncia paralisação de serviços da Embasa por ao menos 24 horas

Sindae diz que trabalhadores estão em campanha salarial e não há avanço por parte do governo
Da Redação ,  Salvador | 19/06/2018 às 14:28
   Segundo nota distribuida pelo Sindae, diversos serviços realizados pela Embasa estão suspensos nesta terça (dia 19) em virtude de uma greve que os trabalhadores aprovaram durante assembleia realizada na semana passada. Ela terá a duração de 24 horas. Os empregados estão em campanha salarial e a paralisação é um protesto pela falta de avanço nas negociações do acordo coletivo de trabalho deste ano. Entre os serviços que ficarão suspensos estão os de ligação e religação de água e esgoto, entrega de fatura, atendimento ao público etc. Ou seja, toda a parte administrativa está afetada pela paralisação.

Antes de ser decretada a greve, os trabalhadores fizeram várias negociações com a direção da empresa sobre o acordo coletivo deste ano. A proposta dela é de aplicar 1,69% (o percentual do INPC nos últimos 12 meses) sobre o salário e todas as cláusulas de impacto econômico. Além de melhoria significativa de seu desempenho nos últimos anos, fruto do esforço dos empregados, a empresa já teve aprovado um reajuste de 4,04% sobre a tarifa cobrada dos consumidores, reajuste este que entrou em vigor no começo deste mês.

Uma nova negociação está marcada para esta quarta (dia 20) e nova assembleia dos trabalhadores será realizada no dia 26 deste mês, portanto logo após o São João. Caso até lá a empresa não modifique sua proposta, uma greve por tempo ainda maior poderá ser decretada.