Economia

PETROBRAS REDUZ preço do diesel em 10% mas caminhoneiros mantém greve

Paralisações há provoca desabastecimento em várias capitais brasileiras
Da Redação , Salvador | 23/05/2018 às 19:52
Paralisação na BR-324
Foto: Reuters
Numa reunião na Casa Civil com representantes de caminhoneiros autônomos terminou sem acordo nesta quarta-feira e os motoristas decidiram manter a paralisação nacional iniciada na segunda-feira, afirmaram entidades do setor.

Tanto a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) quanto a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos saíram da reunião afirmando que o governo não apresentou propostas para o fim da paralisação, que reúne centenas de milhares de motoristas e já afeta uma série de setores da economia.

"Governo foi irresponsável com a situação que está o país hoje. O governo foi avisado com antecedência e nem mesmo abriu negociação", afirmou o presidente da CNTA, Diumar Bueno, após o fim da reunião que contou com presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e dos Transportes, Valter Casimiro.

De acordo com Diumar Bueno, Padilha disse que o decreto que zera a Cide sobre diesel será assinado nesta quarta-feira.

A greve de caminhoneiros contra o aumento no preço dos combustíveis, sobretudo do diesel, bloqueia rodovias em pelo menos 11 estados desde a última segunda-feira, 21. Entre os desdobramentos da paralisação nas estradas do país estão ameaças ao abastecimento em indústrias, no varejo, em distribuidoras de combustíveis e entrepostos de alimentos.

Uma reunião entre ministros do governo e representantes da classe, nesta quarta-feira, 23, terminou sem acordo e os caminhoneiros manterão a greve. Um novo encontro foi marcado para esta quinta-feira, 24.
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, acaba de anunciar, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, que a estatal vai reduzir em 10%, durante 15 dias, o preço do óleo diesel nas refinarias.

“Há necessidade de que exista uma possibilidade de trégua, de tempo para discussão de temas complexos. A diretoria executiva entendeu que deveria dar uma contribuição à construção desse ambiente de trégua e decidiu reduzir o preço do diesel nas refinarias em 10% por um período de 15 dias”, afirmou Parente.