Economia

JAC MOTORS deixa a Bahia e vai ser implantada em Imtubiara, Goiás

Lider da oposição, Leur Lomanto Jr, diz que isso mostra a "incompetência da gestão petista"
Da Redação , Salvador | 15/12/2017 às 08:19
Prefeito e governador de Goiás anunciam fábrica
Foto: DIV


Anunciada há dez anos, com pompa pelo então governador do estado à época, Jaques Wagner (PT), atual secretário de Desenvolvimento Econômico, a construção da JAC Motors na Bahia não saiu papel e agora acaba de ser confirmada para ser implantada na cidade de Itumbiara, no sul de Goiás. O líder da Bancada de Oposição, Leur Lomanto Jr. (PMDB), repercutiu a notícia e lamentou que mais uma vez a Bahia tenha perdido espaço para outro estado. 

O líder ironizou a situação ao lembrar que o governo baiano fez muita espuma com o anúncio da implantação da empresa no estado. “Há tês anos chegaram a informar que o conselho de administração do Desenbahia tinha aprovado o financiamento de R$ 120 milhões para as obras de construção da fábrica no Polo Industrial de Camaçari e agora somos surpreendidos com o anúncio da empresa em outro estado.

 Esse fato só comprova a incompetência da gestão petista em atrair negócios para a Bahia. Alegam solidez fiscal, mas não têm capacidade de tornar o estado mais competitivo economicamente e não conseguem avançar nenhum trâmite para implantar grandes empresas que poderiam gerar empregos para o estado. Essa é a marca de um governo de dez anos que só sabe renovar promessas eleitoreiras”, afirmou. 

JAC EM GOIÁS

A JAC Motors vai investir R$ 120 milhões na implantação de nova montadora em Itumbiara, região Sul de Goiás. A fabricante de veículos chinesa vai assumir a unidade de produção que pertencia à Suzuki, que transferiu sua linha de montagem para Catalão, junto à fábrica da Mitsubishi.

A confirmação do investimento foi feita pelo prefeito de Itumbiara, José Antônio, na tarde desta terça-feira, dia 12, durante solenidade na qual o governador Marconi Perillo anunciou a implantação do curso de Medicina no câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) do município. O protocolo de intenções para a instalação da montadora será assinado na semana que vem entre governador, o prefeito e a direção da JAC Motors no Brasil.

Com a instalação da montadora chinesa, Goiás ultrapassa o Rio Grande do Sul e sobe da terceira para a segunda posição no País em número de unidades de produção de veículos, com seis montadoras. Há 15 dias, o Grupo Caoa havia confirmado a implantação de linha de montagem da Chery em Anápolis. Assim, o território goiano passa a abrigar Caoa Hyundai, Caoa Chery, Mitsubishi, Suzuki, John Deere e, agora, a JAC Motors.