Economia

“Empreender Bahia: Brasil Mais Simples” debate os pequenos negócios

“Empreender Bahia: Brasil Mais Simples” debateu ainda o desenvolvimento municipal por meio dos pequenos negócios
João Alvarez/ASN Bahia ,  Salvador | 14/12/2017 às 17:58
Debate organizado pelo Sebrae
Foto: JA
Para ampliar o diálogo sobre as condições mais favoráveis para os pequenos negócios atuarem nos municípios baianos, o Sebrae e entidades parceiras realizam a partir dessa quinta-feira, dia 14, o “Empreender Bahia: Brasil Mais Simples”, no Hotel Fiesta, em Salvador. Na palestra inaugural do encontro, ministrada aos cerca de 200 participantes, o presidente da Junta Comercial da Bahia (Juceb), Antônio Carlos Tramm, pontuou os avanços ligados à modernização dos trâmites legais para os empreendedores. 

Segundo ele, a expectativa é de que, até o primeiro trimestre de 2018, todo o processo de registro mercantil no órgão esteja totalmente informatizado na Bahia. "É um processo que exige mudanças internas profundas até atingir a sociedade de forma positiva ", lembra.

A Bahia tem quase 91% do montante de negócios formado por micro e pequenas empresas (MPE), de acordo com os dados da Junta. "São números que mostram a representação dos pequenos negócios como a grande riqueza do estado. Elas criam a capitalização nas cidades, geram emprego", completa. 

Vitória da Conquista está entre os principais municípios economicamente ativos e, de acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Cláudio Cardoso, conta com a expertise do Sebrae para consolidar medidas estruturas de incentivo aos pequenos negócios. "É parte das estratégias melhorar as condições para as micro e pequenas empresas e produtores rurais do município, que ganha em geração de renda e emprego", explica. 

A cidade tem sancionada a Lei Geral e está em fase de abertura da Sala do Empreendedor, espaço de acolhimento das demandas de empresários e potenciais empreendedores. Acompanhando o Empreende Bahia, o secretário fez questão de enfatizar: "A estratégia do Sebrae com esse evento vai transformar muitos municípios baianos".  

Durante a abertura, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, agradeceu a sintonia com as entidades parceiras e governos municipais e estadual no fomento a essas e outras ações em prol dos pequenos negócios. "A ideia é mostrar a esses empreendedores, principalmente do interior, as oportunidades que há nas compras governamentais, e poder atuar na capacitação e acompanhamento desses empresários", sinaliza. A busca pela disseminação da educação empreendedora nas escolas e universidades foi outro destaque na falta do superintendente, que planeja intensificar a abordagem nos municípios.

Os modelos de iniciativas do Governo Estadual, como a Rede SAC Empresarial, foram apresentados pela superintendente da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SDE), Maria Lúcia Falcón. “Em 2016, o Estado comprou das MPE R$ 800 milhões e, até o momento, 600 contadores foram capacitados para processos licitatórios e prestações de contas das administrações