Economia

Uma breve história do tempo para o empreendedor, por Eduardo Fiuza

*Eduardo Fiuza Lobo é sócio fundador e CEO da QRPOINT, fundador e atual Presidente da ABASTARTUPS (Associação Baiana de Startups).
Eduardo Fiuza , Salvador | 22/11/2017 às 10:27
Eduardo Fiuza
Foto:

 
Para a ciência já está bem claro: além do espaço, o tempo também é relativo. Para a maioria das pessoas, não cientistas, assimilar tal afirmação pode ser difícil, porém qualquer empreendedor, mesmo que nunca tenha pensando nisso, sabe que o tempo é relativo.

A relação do empreendedor com o tempo é intensa, elementar e cheia de nuances. Existe uma luta constante contra a ansiedade que faz o tempo perder a corrida para uma lesma e momentos de tanta entrega e dedicação intensa faz parecer que percorremos anos, em algumas semanas. Quando se pensa em empreender, trabalhar apenas 08 horas por dia e 44 horas por semana, soa como piada. A breve história do tempo para o empreendedor pode parecer assustadora, normalmente não é compreendida por quem não é empreendedor. Trabalhamos mesmo quando não estamos trabalhando. Os insights, ideias ou soluções normalmente acontecem por que saímos do ‘’trabalho’’ mas o ‘’trabalho’’ não sai de nós.

Empreender é muito mais que abrir uma empresa, é resolver um ou alguns problemas e tornar isso um propósito e uma missão, de uma forma quase simbiótica em que se torna difícil ou quase impossível, separar a vida em duas: pessoal e profissional. No fundo, somos um só e não conseguimos nos afastar do que realmente gostamos, não dá para não pensar se estamos apaixonados pelo que fazemos. Uma jornada de 24 horas torna-se rotina, pois até quando se está dormindo, o empreendedor sonha ou tem pesadelos, principalmente em momentos em que haverá definições.

Carregar essa pressão e de certa forma a responsabilidade pela vida de muitas pessoas, sejam elas empregados, clientes, sócios, parceiros, fornecedores, investidores, mentores e família faz com que ocorra uma distorção no tempo e espaço, tornando a maioria das outras coisas pouco relevantes.

 A entrega do resultado se sobrepõe a quase tudo. A transformação do sonho em algo real, palpável, rentável, que resolva problemas de muitas pessoas, transforma o tempo em um competidor incansável, por isso não podemos nos importar em quantas horas deverão ou serão dedicadas, não interessa se o dia tem 24 horas, não importa se em algum momento temos que dormir, o fato é que o empreendedor não pode entrar nessa competição contra o tempo. A única certeza é que se existe um trabalho a ser feito iremos executa-lo e entrega-lo.

O tempo é algo muito valioso para o empreendedor, porém normalmente o medimos de forma diferente. Para um empreendedor, o tempo é medido pela quantidade de resultados entregues e entregáveis, de acordo com a demanda imposta pelo mercado e Stakeholders. É certo que invariavelmente essas demandas irão mudar rotineiramente e quanto mais nos adaptamos e conseguimos entregar o resultado esperado ou acima do esperado, maior é a sensação de velocidade do tempo. Quando não conseguimos entregar o resultado, ficamos presos no coração de um buraco negro, onde o tempo para e o espaço deixa de existir.

Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário ou me mande um e-mail, contato@abastartups.com.br