Economia

A CRISE hídrica na Região do Cacau, por EWERTON ALMEIDA ALMEIDA

Ewerton é ex-deputado estadual e diretor do IPC - Instituto Pensar Cacau
Ewerton Almeida , Salvador | 11/06/2017 às 13:44
Lavoura do cacau
Foto:
A crise hídrica que assola região do cacau e que tende a se agravar tem origem e nome. Todos sabem disso e se calam por muitos interesses. Segundo relatório da Polícia Federal a terrível praga da vassoura de bruxa (terrorismo biológico), foi criminosa. Tal fato gerou 300 mil desempregados diretos e fez acontecer o fenômeno do Êxodo Rural propiciando a que, 800 mil pessoas fugissem do campo para passar a morar nas insalubres periferias das cidades ou nas margens das rodovias o que vem gerando um caos social de consequências imprevisíveis.

A luta pela vida contra a vida instalou-se com a derrubada de matas para sobrevivência, os manguezais foram e continuam sendo atacados ferozmente, os mananciais passaram a desaparecer, vários riachos secaram e os rios dantes volumosos e piscosos estão afinando e passando a serem depósitos de esgotos e dejetos outros e, tudo aconteceu e tá acontecendo até hoje, sob as vistas complacentes e coniventes dos governos petistas e pela omissão das entidades ambientalistas que nunca se expuseram no combate a tudo aqui e agora apontado.

A comunidade também se omite e por tal, vem pagando e vai pagar ainda muito caro ao continuar achando como muitos, que os únicos prejudicados com o crime praticado contra a região serão única e exclusivamente os produtores de cacau. INJUSTIÇA maior não há!

Continua a região esquecida de que, tudo de bom acontecido na região e que veio através do ICB (50 anos) e da CEPLAC (33 anos), foi decorrente da taxa de retenção cambial bancada pelos produtores de cacau, independente do pagamento de todos os impostos, taxas e tributos incidentes sobre a agricultura de um modo geral. Um fato único e isolado na história da agricultura brasileira e mundial. INJUSTIÇA maior não há!

Independente de todas essas coisas, fatos e atos inassimiláveis, o cacauicultor, a maior vítima dessa situação exposta é ainda tratado como vilão!