Economia

ADEMIBA promove debate sobre sustentabilidade e impacto em condominios

ADEMI-BA promove HOJE (23) debate sobre sustentabilidade e seu impacto na eficiência operacional dos condomínios
Texto&Cia , Salvador | 23/05/2017 às 11:25
O valor do condomínio pode ser um dos gastos mais significativos no nosso orçamento – preços de energia, água, mão de obra e manutenção, juntos, acabam pesando na hora de decidir por comprar ou não um imóvel. Por ser um tema de grande importância para empresas e consumidores, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) trará, no dia 23 de maio (terça-feira), das 14h às 19h, um leque de discussões sobre eficiência operacional a partir da sustentabilidade na construção de um empreendimento durante o VIII Fórum de Sustentabilidade.  

O evento acontecerá no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, e contará com palestras e cases de todo o Brasil sobre como pensar em medidas que viabilizam um empreendimento sustentável – nos imóveis novos, por exemplo, são justamente essas ações que fazem com que o valor do condomínio seja mais barato e, logo, tornam-se opções mais adequadas ao orçamento familiar de longo prazo.

Este ano, o Fórum terá como tema “Sustentabilidade e Seu Impacto na Eficiência Operacional de Novos Condomínios”. Assim, o enfoque estará justamente no que é possível fazer para ter um empreendimento mais funcional e que representará economia para o morador.

“A sustentabilidade é um importante diferencial para as empresas, por isso é fundamental que se busque ações e medidas cada vez mais sustentáveis e que causem menos impacto em seus empreendimentos. Esse é mais um evento consolidado da ADEMI-BA que proporciona debates e informações importantes sobre esse tema”, afirma o Presidente da ADEMI-BA, Claudio Cunha.

Programação

O diretor técnico comercial da Sustentech Desenvolvimento Sustentável, Marcos Casado será um dos palestrantes do evento e abordará o tema “Metodologia prática e de baixo custo para eficiência energética e hídrica para edificações”, quando irá apresentar um método de trabalho com foco na redução dos custos operacionais de energia, água e resíduos, onde as estratégias a serem implantadas são financiadas pela própria economia gerada nas etapas anteriores, com um baixo custo de investimento inicial. “Com isso é possível atingir até 80% de economia em água e 60% em energia”, afirma.

Quem também já está confirmado é o Doutor em Política Energética, Osvaldo Soliano. Em sua apresentação, abordará a “Geração de energia em condomínios”, com foco na geração distribuída. “É um conceito que vem se expandindo cada vez mais. Somente nos últimos dois anos, desde a revisão da Resolução Normativa nº 482/2012 que criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, já são mais de dez mil sistemas instalados no Brasil. Isso significa um grande avanço que impacta positivamente na redução do impacto ambiental, diminuição da emissão de gases do efeito estufa, entre outros benefícios”, explica Soliano.

Especialista em Eficiência Energética, o arquiteto e urbanista Antônio Macedo Filho é mais um nome confirmado. Com um currículo extenso, Antônio Macedo Filho levará para o Fórum a sua experiência ao ministrar a palestra “Construção Sustentável: Custos, Benefícios e Oportunidades”, e explicará que a construção sustentável traz inúmeros benefícios e oportunidades para todos e já representa um segmento de mercado que vem crescendo consideravelmente. “É preciso desmistificar a ideia de que para construir um empreendimento sustentável é necessário um custo muito maior. Pelo contrário, isso dará retorno muito mais positivo em todos os aspectos, agregando valor ao negócio, pois já existe um público disposto a pagar mais por um imóvel que adote estratégias sustentáveis”, explica Macêdo.

O engenheiro Civil, Mestre, Doutor e Livre-docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP, Orestes Gonçalves, irá focar no “Uso Eficiente da Água em Edifícios - Gestão da Demanda da Água”. “Também serão apresentados os modelos de gestão de demanda da água, de acordo a publicação Gestão de Recursos Hídricos na Indústria da Construção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)”, complementa Gonçalves.

Já o engenheiro civil, Rafael Pastore, irá apresentar o tema “O Prédio que você não vê: exemplos práticos”, onde irá mostrar exemplos de boas práticas implantadas nos empreendimentos que geram menos custos de manutenção após a entrega, bem como economia de água e energia.


Inscrições
As inscrições podem ser feitas no site do evento http://www.ademi-ba.com.br/forumdesustentabilidade/. O valor é R$ 80/R$40 meia-entrada