Economia

CHINESES em Guanambi analisam viabilidade da ferrovia Oeste-Leste

O jantar foi na residência da deputada Ivana Bastos
DQ , Salvador | 25/02/2017 às 12:02
A comitiva chinesa com João Leão e a deputada Ivana Bastos
Foto: DIV
Na noite de sexta-feira (24), a deputada Ivana Bastos se reuniu com uma comitiva da China, comandada pelo Embaixador da República Chinesa no Brasil, Sr. Li Jinzhang, e pela Embaixatriz Sra. Huang Minhui, além do vice-governador do Estado, João Leão, durante um jantar oferecido pela parlamentar em  sua residência, em Guanambi, para tratar dos próximos passos nas obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto - antiga Fiol.

Os chineses interessados em financiar empreendimentos no Brasil, e que inclusive já participam do rol de investidores da Bahia Mineração (Bamim), fizeram, nos últimos dois dias, uma viagem ao longo do traçado da ferrovia,  após o convite do governador Rui Costa para participar da licitação das obras da ferrovia e do Porto Sul. Segundo o governador, ainda no primeiro semestre de 2017 será lançado o edital de concessão para a construção da ferrovia.

Para João Leão, essa visita reforça as expectativas do governo, para uma grande parceria, não só no que diz respeito a ferrovia e o porto sul, como também sobre investimentos em outras potencialidades da Bahia, tais como  agricultura irrigada, cultivo de cana de açúcar e usinas de produção de etanol.

Já o embaixador disse que está especialmente impressionado com alegria e a hospitalidade do povo baiano, e que a parceria como o governo já foi tratada em outros encontros com autoridades dos Estado, além de ser algo que já conta como certo. Ainda segundo Li, o grupo gostou muito do que viu e demonstrou muito interesse pelo empreendimento.

A anfitriã da noite, deputada Ivana Bastos, declarou estar muito honrada pela visita dos chineses e muito feliz por ver que as coisas começam a andar. A deputada afirmou ainda que a presença do grupo de empresários é fruto de um trabalho articulado entre o governo e a Comissão da Fiol e Porto Sul, a qual ela é presidente na Assembleia Legislativa do Estado. “Estamos muito confiantes que eles assumam em definitivo construção da ferrovia. Esta é a grande bandeira do meu mandato. Desde que cheguei à assembleia, criamos a comissão e tenho me dedicado junto com outros colegas à esta grande causa que será fator de desenvolvimento para o nosso estado", declarou Ivana.

Também participaram do jantar, o presidente no Brasil do Banco de Desenvolvimento da China, Wu Lei, além de diretores da Bamim e da Valec, o prefeito de Guanambi Jairo Magalhães, o prefeito de Caetité, Aldo Gondim, o líder político Zé Barreira, o deputado Luiz Augusto e outras autoridades.