Economia

Pregoeiros da SSP aprimoram conhecimentos em licitação

4º Encontro de Pregoeiros reuniu cerca de 70 profissionais que atuam na Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta quinta-feira (13), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE)
Ascom Saeb , Salvador | 13/10/2016 às 18:55
Pregoeiros da SSP aprimoram conhecimentos em licitação
Foto: Divulgação

Conjuntos de desencarceradores, equipamentos de proteção individual e materiais de escritório. Estes são alguns dos itens que compõem os processos licitatórios conduzidos pelo pregoeiro do Corpo de Bombeiros, Lucas Chagas, há cerca de quatro anos. O soldado fez parte do grupo de, aproximadamente, 70 profissionais que estiveram presentes ao 4º Encontro de Pregoeiros do Estado em 2016, realizado pela Coordenação Central de Licitação (CCL), vinculada à Secretaria da Administração (Saeb).

Para Chagas, o encontro foi muito importante no sentido de aprimorar os conhecimentos acerca do ofício. "Achei muito positivo, pois foi uma oportunidade para os pregoeiros de aperfeiçoarem e atualizarem os conhecimentos, além de sanarem dúvidas quanto aos procedimentos e também estreitarem o relacionamento com a Saeb", disse.

O evento, direcionado a pregoeiros da SSP, aconteceu nesta quinta-feira (13), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O objetivo principal do encontro foi promover a uniformização dos procedimentos licitatórios realizados pelas unidades do Estado da Bahia. O 5º Encontro de Pregoeiros já está agendado e vai acontecer dia xx de outubro, e será voltado a servidores da xxx.

A coordenadora de Orientação e Aperfeiçoamento em Licitação, da CCL, Tatiana Amorim, falou sobre o papel do pregoeiro na condução da licitação. Para ela, é fundamental que estes profissionais estejam sempre atualizados quanto às leis, decretos e portarias que implicam no processo. "Temos que estar atentos e estudando, pois cada licitação é única", disse.

De acordo com a coordenadora-geral da CCL, Liliane Britto, os encontros de pregoeiros serão periódicos com o intuito de estreitar ainda mais o relacionamento com as secretarias. "Nós percebemos que são necessários momentos exclusivos com as unidades para discutirmos licitações, pois nosso trabalho é de grande responsabilidade e reflete na sociedade", ressaltou.

Liliane acredita que os pregoeiros que atuam na esfera pública precisam estar cada vez mais qualificados e capacitados. "A área de compras é considerada uma das mais estratégicas para a economia de recursos públicos, desde a sua fase interna até a efetiva contratação, e os profissionais à frente desses setores devem estar sempre bem preparados para desempenhar suas funções, utilizando ferramentas e recursos que respeitem os princípios fundamentais das licitações e contratações administrativas", explicou.

A coordenadora do setor de Cadastro da Saeb, Simone Melo, fez uma apresentação sobre a análise da documentação de habilitação. Ela falou sobre os detalhes e importância do Cadastro Unificado de Fornecedores. O seminário teve ainda palestras sobre a Observância do valor referencial na licitação; Instrução Processual à Luz da Qualidade do Gasto; e Abordagens sobre o Pregão Eletrônico.