Economia

IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas – IV BAHIACOOP

A profissionalização da comunicação e da gestão em prol do desenvolvimento das cooperativas baianas
Brenno Almeida , Salvador | 29/09/2016 às 15:20
IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas – IV BAHIACOOP
Foto: Divulgação

Cooperativistas de todo o estado participarão no dia 10 e 11 de outubro de 2016 do IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas – Bahiacoop, que será realizado no Fiesta Convention Center, em Salvador. Cerca de 300 participantes estarão presentes durante os dois dias do evento, debatendo temas importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do cooperativismo baiano.

O IV Bahiacoop é promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, com patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, e com o apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia e da Confederação Alemã das Cooperativas – DGRV.

Comunicação, tema escolhido para o Bahiacoop em 2016, é um dos grandes desafios do cooperativismo brasileiro, de acordo com o que expressaram os presidentes e dirigentes de cooperativas de todo o estado, através de pesquisa feita pela OCEB. Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e Embaixador Especial da FAO (ONU) para as cooperativas, ex-presidente da ACI (Aliança Cooperativista Internacional) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), preferirá a conferência de abertura do Bahiacoop.

Márcio Port, Clóvis de Barros Filho e José Luiz Tejon completam o time de palestrantes. Cooperativas de alta performance em suas áreas de atuação também serão destaque no evento: Sicoob Coopere, a Cooperativa Educacional de Eunápolis -  Cooeduc, a Cooperativa Nacional de Transporte -  Coomap, a Unimed Itabuna e a Unimed Costa do Descobrimento.

Sucesso do cooperativismo

Hoje no Brasil, o cooperativismo tem crescido a cada ano e mostra saldos positivos do seu desenvolvimento. As exportações das cooperativas brasileiras saltaram de 1,6 bilhões de dólares em 2005, para 5,3 bilhões de dólares, em 2015. Já são mais de 12,7 milhões brasileiros participando de cerca de 6.500 cooperativas. Só de empregos formais as cooperativas geram quase 300 mil postos de trabalho nos 27 estados (Dados da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB).

Na Bahia, as cooperativas são responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 3,2 bilhões, e ocupam papel de relevo em setores estratégicos da economia estadual, como o agronegócio, o sistema financeiro, a saúde, o transporte e a área de serviços. Em 2015, contrariando o desempenho econômico brasileiro e baiano, as cooperativas cresceram cerca de 19% em relação ao ano anterior.