Economia

Coopercuc inaugura fábrica em Uauá com plena operação em dezembro

Governador Rui Costa esteve no município
Secom , auá | 22/07/2016 às 09:37
Uauá agroindústria financiada pelo Fida
Foto: Pedro Moraes
Com investimento total de R$ 4 milhões em obras, equipamentos, capacitações e assistência técnica, o governador Rui Costa, acompanhado do presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola da ONU (Fida), Kanayo Nwanze, inaugurou na última quinta-feira (21), em Uauá, município do nordeste baiano, uma agroindústria para processamento de frutas. A unidade tem capacidade instalada para fabricar anualmente 800 toneladas de polpa de frutas e vai ajudar a incrementar a renda de famílias de pequenos produtores, além de impulsionar a economia local, com o beneficiamento da produção da região.

Na ocasião, Rui ressaltou que a Bahia é o estado com o maior número de famílias que vivem da agricultura familiar (700 mil) e que o apoio à mecanização, à assistência técnica e ao beneficiamento da produção está entre as prioridades do governo. "Apostamos muito nesse modelo de cooperativa, onde as pessoas se juntam para produzir mais e melhor. Temos que ajudar vocês a crescerem, a produzir mais e gerar renda. O Fida está nos ajudando no Pró-semiárido. Essa região está no foco das ações deste programa. Tem mais por vir. Mais investimentos para o pequeno agricultor produzir mais e viver melhor", afirmou.

Em discurso, o presidente do Fida agradeceu a oportunidade de conhecer a agroindústria. "Temos investimentos em todo o Brasil, mas principalmente no semiárido brasileiro. Dos seis projetos que temos no país, três estão na Bahia. O Fida se orgulha em poder visitar in loco as iniciativas e as pessoas do campo, que fazem do projeto um grande sucesso. O que as pessoas precisam é de oportunidade", disse.

A fábrica deve entrar em plena operação a partir de dezembro, na safra do umbu. Até lá, produzirá em caráter experimental. Além do beneficiamento de frutas típicas da região, como o maracujá da caatinga e a goiaba, no local serão comercializados doces, geleias, sucos e até cerveja.

O empreendimento é o primeiro de outros que serão realizados na Bahia por meio do Pró-Semiárido, programa financiado pelo Fida e que investirá mais de R$ 350 milhões para promover o desenvolvimento rural sustentável nas regiões do estado com os menores indicadores sociais, mas com forte potencial econômico, beneficiando mais de 70 mil famílias baianas.

Ainda em Uauá, o governador entregou 18 títulos de domínio de terra a agricultores do Território Sertão do São Francisco e uma viatura para renovação da frota da Polícia Militar do município. Rui também se reuniu com a comunidade escolar do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora.