Economia

Feira de Santana: Treinamento proporciona desenvolvimento empreendedor

Empresários participaram do Seminário Empretec, que encerrou a capacitação na região no último domingo, 22

Vivian Rodrigues , Feira de Santana | 24/05/2016 às 13:00
Empretec Sebrae
Foto: Lula Sulamita

Foram 60 horas de capacitação e seis dias de imersão em um treinamento com base comportamental, que potencializa o perfil empreendedor de cada participante. A 23ª turma do Empretec em Feira de Santana foi capacitada até o último domingo, 22. Durante a formação, 29 empresários foram estimulados a identificar seus pontos fortes, enfrentar desafios, calcular investimentos e aumentar lucros, entre outros ganhos, a partir de dez características comportamentais.

“Esta metodologia é muito importante para a gente se conhecer e autoavaliar. A sinergia dos facilitadores também é fantástica”, disse o empresário Carlos Eduardo Queiroz, ao comentar a oportunidade de capacitação. “Saio daqui reinventado”, sintetizou o comunicador e empreendedor Fernando Moreira, também participante do seminário.

Dono do Ateliê da Comida, microempresa que oferece almoços e jantares desde 2013, Tiago Carneiro procurou o seminário por indicação de um amigo, que já tinha feito capacitação. “Ele viu que eu poderia, através do Empretec, melhorar as minhas qualidades e aperfeiçoar o meu trabalho enquanto empreendedor”, explicou o empresário. “Achei o treinamento de desenvolvimento pessoal maravilhoso e muito proveitoso pra mim, pois apresentou competências que eu não sabia que tinha, me ajudou a enxergar o negócio de outra maneira”, completou Tiago.

Para o gestor financeiro e administrativo da Ipan Instalações Elétricas, Ícaro Pablo, a oportunidade é de levar novos hábitos para uma gestão familiar de 25 anos. “Vim em busca de um melhoramento pessoal e aqui encontrei. Agora, a aplicação da metodologia é contínua”, afirmou.

Metodologia do seminário

Segundo o facilitador da capacitação, Jozelito Ribeiro, o seminário desenvolve nos participantes a autonomia para agir de forma empreendedora em qualquer negócio, com habilidades pessoais para enfrentar obstáculos e criar oportunidades.

“O Empretec trabalha o empresário, não a empresa. Isso faz com que cada um, onde quer que esteja inserido, consiga mudar o seu resultado através de si, e não através de técnicas ou de alguns ensinamentos que, às vezes, não cabem na sua própria empresa”, detalhou Ribeiro. “Aqui, trabalhando o comportamento empreendedor a partir de si, enxergando onde você é forte e onde você precisa melhorar, as coisas fluem com mais naturalidade e com mais sucesso”, esclareceu.

“Todos saem daqui com o aprendizado da metodologia e o espírito empreendedor fortalecido”, completou a técnica do Sebrae, Eliana Martins.

Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Empretec é oferecido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, que já capacitou mais de 200 mil pessoas nos 27 estados por meio da metodologia. Criado há 25 anos, o treinamento já foi aplicado em mais de 30 países.