Economia

Fazendários paralisam atividades e pressionam governo por reajuste 18%

Veja o que parou hoje na Sefaz
Sindsefaz , Salvador | 04/05/2016 às 13:51
Sindicalistas pararam a Secretaria da Fazenda
Foto: Sindsefaz
Os fazendários do estado paralisaram atividades nesta quarta-feira, dia 4 de maio, aderindo ao movimento unificado dos servidores públicos que pedem negociação do reajuste salarial e das pautas de negociação das várias categorias do funcionalismo estadual. 

Levantamento realizado pelo Sindsefaz no final da manhã constatou a adesão da categoria nas principais repartições da Fazenda em todo o Estado (ver quadro abaixo). Segundo o diretor de Organização do Sindicato, Cláudio Meirelles, onde a Sefaz tem repartições, só funcionou algumas funções terceirizadas e onde o auditor não é filiado ao Sindicato. 

“A grande adesão dos fazendários - auditores, agentes de tributos e técnicos – à paralisação demonstra o grau de insatisfação da categoria em todo o estado com a imposição do congelamento salarial e com a intransigência do secretário Manoel Vitório, que insiste em não negociar com os servidores”, diz Cláudio Meirelles. 


Para o dirigente do Sindsefaz, este comportamento do governo e do Gabinete da Sefaz não prejudica somente os funcionários, mas a própria arrecadação, exatamente em um momento em que o Estado precisa de mais recursos. “É inconcebível que o secretário não aceite discutir sequer a melhoria das condições de trabalho dos fazendários que estão nos postos fiscais e que hoje fazem vaquinha para pagar o pessoal que prepara a alimentação de quem está de plantão”, diz ele. 

Meirelles informa ainda que o pessoal que fiscaliza as empresas optantes pelo Simples Nacional está trabalhando sem sistema informatizado. “Este segmento da fiscalização arrecada em torno de R$ 400 milhões por ano e o governo simplesmente esvaziou sua função, em um comportamento inexplicável que ao final significa abrir mão de receitas”, denuncia. 

O Sindsefaz prepara três grandes ações de mobilização ainda neste mês de maio, na DAT Sul (Diretoria de Administração Tributária), em Vitória da Conquista, no dia 11; na DAT Norte, em Feira de Santana, no dia 18; e em Salvador, dia 24/05, no Prédio-Sede da Sefaz, no Centro Administrativo da Bahia.  

O que parou na Fazenda (levantamento até 12h)

Postos Fiscais: Honorato Viana (BR 324), Benito Gama (Conquista), João Durval (Feira de Santana), Feira Nordeste (Feira de Santana) e Fernando Presídio (Juazeiro).

Setores: DAT Metro/Salvador (servidores ligados ao Sindsefaz), DAT Norte (Feira), DAT Sul (Conquista), IFMT-Norte (Feira), Infaz (Inspetoria de Fiscalização) em Feira, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis e Juazeiro.

SACs: Postos da Fazenda nos Sacs Bela Vista, Shopping Salvador, Barra, Comércio, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacobina e Juazeiro.