Economia

Secretário Hereda recebe presidenta da União dos Municípios da Bahia

Entidade irá realizar fórum de atração de investimentos
Ascom/SDE , Salvador | 30/07/2015 às 19:39
Hereda e Quitéria
Foto: Ascom/SDE

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, recebeu hoje (30.07) a presidenta da União dos Municípios da Bahia – UPB, Maria Quitéria Mendes, e garantiu presença no I Fórum Baiano de Atração de Investimentos Internacionais, com foco no desenvolvimento municipal. O evento será realizado no dia 20 de agosto, na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia.

“Temos um longo caminho a ser percorrido, mas que precisa começar com a definição da política de desenvolvimento econômico de cada um dos 417 municípios baianos. A vocação natural, a existência de matérias-primas, as condições de logística serão determinantes para que a gente tenha êxito em uma verdadeira política de desenvolvimento regional”, disse o secretário Hereda, comprometendo-se a articular com a UPB a formulação dessa política.

“Esse apoio é fundamental, porque os municípios, em sua maioria, não possuem recursos nem capacidade técnica para isso. Os consórcios municipais, com a interveniência dos  governos Federal e Estadual, e da iniciativa privada, podem ser a solução. Veja o caso dos parques eólicos espalhados pelo semi-árido baiano: os municípios não possuem recursos nem equipes técnicas qualificadas para reordenar as legislações municipais, fazer o licenciamento e acompanhar a execução dos projetos”, explica Maria Quitéria.

Para a presidenta da UPB, o Fórum será uma grande oportunidade para que as municipalidades possam exercer um papel mais ativo na atração de investimentos, obtendo acesso a informações sobre as oportunidades de financiamentos internacionais e apoio a um diagnóstico preliminar de suas capacidades tecnológicas e financeiras.

A reunião contou também com as presenças do sub-secretário da SDE, Paulo Guimarães, e da superintendente administrativa da UPB, Carine Mendes.