Economia

Abude assume a presidência da Associação Comercial de Itabuna

A ACI com 107 anos de fundação já teve à frente grandes nomes do empresariado local
Nancy Macedo , Itabuna | 30/07/2015 às 12:10
Momento em que Eduardo Fontes oficializa posse de Ronaldo Abude
Foto: Pedro Augusto

Emoção e determinação marcaram a noite desta quarta-feira, 29, na cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Comercial de Itabuna (ACI), para o biênio 2015/2017, que aconteceu na AABB da cidade, que a partir de então, passa a ser gerida pelo presidente eleito, o empresário, Ronaldo Abude Eustáquio da Silva, que sucede Luiz Roberto Vieira Ribeiro.

A ACI com 107 anos de fundação já teve à frente grandes nomes do empresariado local, tornando-a uma entidade atuante e de grande destaque no cenário municipal. A última gestão, que teve Luiz Ribeiro como presidente, deu seguimento ao histórico de conquistas da Associação, dentre elas, a aprovação do voto aberto na Câmara de Vereadores. 

E o ex-presidente entregou o cargo com a sensação de missão cumprida! “Foram dois anos importantes em minha vida. Hoje chega ao fim o mandato, mas não é o final do nosso caminhar, porque eu quero continuar participando da Associação, ajudando Ronaldo nas demandas que virão. E eu fico feliz em ter tido a oportunidade de passar o bastão para um empresário como Ronaldo, uma pessoa de visão, coerente e responsável. É uma satisfação muito grande”, pontou.

Ronaldo Abude que assumiu o cargo destacou dentre outros, a necessidade de uma maior participação da entidade nas decisões do município: “Eu espero que a partir de agora na Associação Comercial, possamos motivar todos os empresários de Itabuna para unir esforços e atingir os objetivos que temos. Precisamos fazer primeiramente um planejamento estratégico, o código de ética, discutir nossos valores, missão e visão para poder saber aonde a gente quer chegar; e de que forma chegar. Precisamos participar mais nas principais decisões da nossa cidade, de forma ativa, uma parceria com a ideia de cooperação”.

O empresário Helenilson Chaves, ex-presidente da ACEI foi o homenageado da noite pela contribuição prestada ao município, sendo destacado como uma das grandes lideranças regionais do sul da Bahia. O homenageado, durante o seu discurso, disse que a região carece de líderes atuantes e a chegada de Ronaldo Abude, à presidência da ACI, traz novas expectativas: “Um novo animo, pessoas mais jovens, dedicadas e empenhadas a trazer uma nova mentalidade para Itabuna é o que vejo nesta nova gestão”, declarou.

Perspectiva

A expectativa dos empresários é que a nova diretoria continue lutando em prol do segmento e tenha êxito, assim como, grandes conquistas, como vista na gestão anterior. “Luiz teve uma gestão muito boa, dando continuidade a todas as outras gestões, melhorando sempre, e, com essa melhora continuada temos certeza que Ronaldo Abude, um grande empreendedor na nossa cidade, uma pessoa comprometida que vai dar continuidade e alavancar ainda mais as ações da Associação Comercial”, declarou o presidente da CDL de Itabuna, Jorge Braga.

“Acreditamos que essa posse será um novo marco para a Associação, haja vista o desprendimento e a coragem do presidente Ronaldo Abude. É um momento muito oportuno para a classe empresarial e para o engrandecimento do nosso comércio”, ressaltou o presidente do SINDICOM, Eduardo Carqueija.

“Eu tenho certeza pela trajetória, pelo perfil de Ronaldo Abude que foi uma escolha muito bem estruturada, sensata e correta. E nós da Junta Comercial estamos à disposição de toda à equipe, por entendermos que é papel nosso darmos suporte a toda essa área de geração de emprego e renda que é a micro, pequena e grande empresa e estaremos recebendo em breve toda a diretoria”, pontou o vice-presidente da Junta Comercial da Bahia (JUCEB), João Carlos Oliveira.

Representação

A cerimônia também contou com as presenças ilustres: presidente da Assembleia Geral da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Eduardo Fontes; o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior; presidente da Câmara Municipal, Aldenes Meira; juiz de direito, Marcos Bandeira; o deputado federal, Davidson Magalhães.

Também estiveram presentes: o Mons. Moisés Souza; o pró-reitor de extensão da UESC, Alessandro Santana; o major da PM, Roberto Carlos Mendonça; do SEBRAE, Michelângelo Lima; presidente do Sindicontasul, José Oliveira Reis, presidente do Rotary Sul, Hirami Isozaki, presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Antônio Marcos Ferreira Campos; e o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem.

Prestigiando o evento também compareceram: desembargador e ex-juiz de Itabuna, Jafet Eustáquio da Silva; provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Almir Alexandrino, secretário de saúde de Itabuna, Erick Etinger; SIRETRAN, Gilson Nascimento; coordenador do GAAC, Edmundo Dourado; Rotary Itabuna, Otonio Guimaraes Sobrinho; CEPEC/CEPLAC, Adonias de Castro; vice-presidente da ADASB, Edmar Margotto Júnior; representantes da Caixa Econômica Federal; e o vice-presidente Banco do Povo, Wellington Ferraz.