Economia

Novidades do mercado de combustíveis são discutidas em Fórum realizado

O evento, promovido pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), foi realizado na Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (UCS), na Av. Barros Reis
Sefaz Ba , Salvador | 29/05/2015 às 18:38

Representantes locais e nacionais ligados ao setor de petróleo e combustíveis estiveram reunidos, nesta sexta-feira (29), em Salvador, durante o XVIII Fórum de Combustíveis, oportunidade em que foram discutidas as atualizações no mercado e outros temas ligados ao segmento. O evento, promovido pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), foi realizado na Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (UCS), na Av. Barros Reis.

O Fórum contou com a participação de representantes da Sefaz-Ba, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), do Ministério Público do Estado (MPE), da Receita Federal, do Procon, do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado (Sindicombustivel), da Polícia Rodoviária Federal e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).

O coordenador de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis da Sefaz-Ba, Olavo Oliva, explicou que o evento teve uma nova formatação neste ano. “O objetivo foi integrar as diversas instituições do segmento para, além do compartilhamento das novidades do mercado e de seus agentes econômicos, se buscarem formas de combate à sonegação e às fraudes no setor”.

Nesta edição, um dos destaques foi a apresentação sobre o mercado de combustíveis pelo Sindicom. Já a ANP apresentou a legislação dos pontos de abastecimento (PAs). Além disso, foram discutidas as operações de fiscalização a postos de combustíveis da Bahia, realizadas de forma conjunta por representantes da ANP, do MPE, do Ibametro e da Sefaz-Ba.

“Essa é uma iniciativa positiva, porque reúne todos os setores de petróleo e combustíveis. É importante trocarmos essas experiências e informações para termos um mercado mais ético, mais equilibrado, em que todo mundo pague o tributo e concorra com o mesmo nível de qualidade”, ressaltou o gerente de Planejamento Estratégico do Sindicom, Marcelo Pinheiro Brasil.

O coordenador Geral da ANP no Nordeste, Ubirajara Souza da Silva, disse que o evento é fundamental para que os agentes envolvidos tenham uma visão geral do setor. “Não estamos falando aqui só do mercado, mas também do cidadão, do consumidor, que exige produtos de qualidade e com preços justos”.